Com o fechamento da 13ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro, o cenário mostra uma visão triste para o futebol paraibano, que não terá representantes na segunda fase da competição e na briga pelo acesso para a Série C.
Na rodada do final de semana, o Treze precisava de uma vitória contra o América de Natal-RN e acabou perdendo de 2 a 1, em pleno estádio Amigão, em Campina Grande, o que gerou mais revolta entre os torcedores, com a eliminação com uma rodada de antecedência para o término da fase de classificação.
O Sousa até que alimentou o sonho de continuar na briga pela classificação para a próxima fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Chegou ficar na frente do marcador com 1 a 0 diante do Central-PE, no estádio Lacerdão, mas acabou cedendo o empate nos acréscimos e está fora da briga pela classificação.
Com os dois representantes da Paraíba eliminados com uma rodada de antecedência da Série D, pior para o Treze, que está sem calendário para a próxima temporada e com dívidas para saldar. As divergências administrativas também estão no ar e o atual presidente, Arthur Bolinha, já disse que não continua no cargo.
O Sousa foi eliminado e perdeu a chance de brigar pelo acesso mais uma vez, mas como foi o campeão paraibano da presente temporada, tem um calendário saudável para o próximo ano, com Campeonato Paraibano, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Brasileiro da Série D.
No Grupo A3, em que se encontram Treze e Sousa, eliminados no final de semana, Santa Cruz-PE, Central-PE e América de Natal estão classificados e vão continuar brigando pelo acesso. A última vaga dessa chave estará sendo disputada no próximo final de semana por Ferroviário-CE, Horizonte-CE e Santa Cruz-RN.
