- Por Saulo Moreno
Pensado para ser um novo campeão de vendas da marca, o Volkswagen Tera está para chegar aos concessionários de todo o Brasil. Além de uma receita pronta para conquistar os consumidores, o modelo vem para aumentar a linha no segmento dos SUVs, que parecem ter conquistado o coração dos brasileiros.

Revelado pela VW durante o Carnaval, no Sambódromo do Rio de Janeiro, o novo carro é totalmente desenvolvido no Brasil, utilizando a plataforma do Polo, e também será destinado a países em crescimento. Posicionado abaixo dos VW T-Cross e Nivus, vai disputar mercado com Fiat Pulse e Renault Kardian.

Programado para começar a ser vendido entre os meses de maio e junho, deverá ter preço entre R$ 100 mil e R$ 140 mil. Como destaque, tem o porte esguio caraterístico do segmento, reforçado pela grande grade frontal e as duas tomadas de ar laterais abaixo do para-choque e do conjunto ótico em led, com luzes de circulação diurna separadas, duas em cada lado.

O motor será inicialmente o conhecido 170 TSi, 1.0 Turbo, com 116cv de potência e 16,8 kgfm de torque, o que promete um desempenho divertido e seguro, apropriado para o que o modelo se propõe. As rodas no modelo apresentado no Carnaval eram de 17 polegadas, com proposta agradavelmente esportiva. Em outras versões deverá haver também rodas de aço com calotas.

Internamente, o desenho do painel é exclusivo, com central multimídia alta e instrumentos totalmente digitais. O VW Play Connect oferece conectividade total; há também o carregador de celular por indução. Por ter a missão de “democratizar” o segmento dos SUVs, a VW considera o Tera o modelo mais importante da marca dos últimos tempos.