Essa copa é uma nova competição de futebol feminino criada para fortalecer o esporte no Nordeste e ampliar as oportunidades de visibilidade para atletas e clubes da região.
A primeira edição, que ocorre em 2025, acontece entre os dias 2 e 11 de outubro, tendo um nome que presta homenagem à figura histórica de Maria Bonita, símbolo de coragem e resistência no sertão.
O torneio é disputado em sistema de grupos, com três equipes cada, avançando às semifinais os líderes e o melhor segundo colocado geral.
A importância da Copa vai além do aspecto esportivo, não que ganhar o torneio não seja importante. Pois proporciona um calendário mais extenso para os times, fator crucial no futebol feminino, em que ainda há carência de competições regulares.
Mais jogos significam também maior exposição de marca e de patrocinadores, já que a presença dos clubes na mídia se prolonga e abre espaço para novos investimentos. E, para as atletas, representa período de contratos maiores. Todos ganham.
Assim, a Copa Maria Bonita cumpre papel estratégico no desenvolvimento do futebol feminino nordestino, sendo, ao mesmo tempo, vitrine de talentos, motor de profissionalização e símbolo de resistência e valorização cultural.