sábado, 13 de dezembro de 2025
Tauá: um resort para todos os paraibanos
12/12/2025

Nesta última quarta-feira (10), o CEO do Grupo mineiro Tauá, Lizete Ribeiro, reuniu imprensa e dirigentes de órgãos públicos e privado para uma apresentação oficial aqui em João Pessoa (PB). No Polo Turístico do Cabo Branco, o equipamento promete ser um grande desbravador, reunindo lazer e eventos, apostando em um modelo de serviços e atendimento que até então estava carente na Paraíba. O investimento no Tauá Resort & Convention João Pessoa chega próximo a R$ 770 milhões, equipamento que oferecerá mais de 1.100 apartamentos, com capacidade para cerca de quatro mil pessoas.

Pesquisando melhor sobre o grupo, fundado em 1986 por João Pinto Ribeiro, pai da Lizete, com a abertura de um hotel-fazenda em Caeté (MG), me chamou a atenção o plano agressivo de expansão da rede no país, mas, sobretudo, o fator humano e a preocupação excessiva com o bem-estar e reconhecimento das pessoas de cada região onde estão fincando investimentos. Entre as muitas informações técnicas, promocionais, de marketing, me prendeu também a atenção a filosofia do Tauá, um grupo empresarial hoteleiro que valoriza a criação de “memórias emocionantes” e o atendimento próximo ao hóspede, chamando seus colaboradores de “emocionadores”.

Pois bem, foi essa a impressão que tivemos no primeiro contato oficial com todos da rede, por meio de sua presidente, pessoa emotiva, entusiasmada e muito apaixonada por João Pessoa, pela Paraíba. Nesse contato, Lizete Ribeiro demonstrou a alegria imensa de trazer vida para a região Nordeste, já que o empreendimento que está em obras no Polo Turístico é o primeiro na região. Conforme ‘brincou’, a ‘bola de cristal’ para investir na Paraíba foi a oportunidade de conhecer uma cidade perfeita para logística, próxima de Recife (PE) e Natal (RN) e do aeroporto, mas essencialmente perceber a paixão das pessoas que atuam no Governo do Estado e Prefeitura de João Pessoa em fazer o turismo acontecer e desenvolver o Polo Turístico.

“Quando a gente chegou e viu aquela estrutura montada e com pessoas com vontade de fazer a coisa diferente, que crescesse numa região específica, para isso, com o turismo sustentável, que crescesse com a região específica, como ocorreu em lugares como Cancun, com ações planejadas, foi mágica e a gente se apaixonou. Daí pra frente, é o que vocês estão vendo”, pontuou a executiva.

Mas Lizete Ribeiro não quer que o Tauá João Pessoa seja referência apenas para os visitantes, sejam do Brasil ou do exterior. Ela enfatizou ao dizer pode dizer que o Tauá vai ser o “quintal do nordestino, pertinho aqui de casa, a gente vai começar aqui pelo pessoal que mora nessa região, mora na Paraíba”. “Nós queremos receber como hóspedes todos os paraibanos para que eles vivam e consigam curtir o hotel conosco. Em todas as regiões que a gente está, as pessoas das cidades frequentam muito os hotéis e espero que aqui não seja diferente, que a gente seja parte da vida das pessoas aqui da Paraíba.

Segundo a CEO do Tauá, o equipamento no Polo Turístico será inaugurado no dia primeiro de julho, porém, já em meados de março começará a funcionar em sistema de testes com pessoas que serão convidadas. Também brincando, após ser provocada pela reportagem, Lizete Ribeiro disse que haverá São João no Tauá, mas apenas para as pessoas que estarão no processo de aperfeiçoamento dos serviços e atendimentos. 

O Grupo Tauá conta com uma estrutura de seis empreendimentos já contando com o de João Pessoa, movimentando a economia de Minas Gerais, São Paulo e Goiás. Por ano, toda a rede atende mais de 1 milhão de hóspedes. Lizete Ribeiro revelou que na campanha de promoção do Black Friday, foram vendidos mais de mil pacotes em apenas cinco dias, isto é, a partir de julho de 2026, mais de duas mil famílias já estarão ocupando o equipamento na Paraíba. 

O Tauá Resort & Convention João Pessoa contará com um grande resort e terá o primeiro parque aquático indoor do Nordeste. Localizado em um terreno de 300 mil m², com 80 mil m² de área verde, o empreendimento oferecerá sete piscinas, incluindo uma dedicada ao público infantil, além de espaços de entretenimento, que reúnem o clube infantil, cinema, boliche, teatro e outras atividades de lazer; e uma área de convívio e descontração localizada junto à piscina principal e com uma pracinha típica nordestina, com pequenas lojas, cafés, quiosques e apresentações. Além disso, os hóspedes poderão desfrutar de oito restaurantes com gastronomia variada, um espaço para cozinha regional, cinco bares, dois lounges, SPA coberto, academia, centro de convenções e local para eventos.

De olho no potencial dos paraibanos

Durante a apresentação do Grupo Tauá, Fernanda Bicalho, relações institucionais do grupo, ilustrou o que a vinda do empreendimento está impactando na vida de pessoas comuns. Lizete Ribeiro contou, que a escolha do Museu do Artesanato Paraibano como local do evento não foi à toa. Ela já conhecia o local e ficou extremamente impactada, assim como a Fernanda, em cada detalhe dos trabalhos que estão expostos ao público. Foi uma imersão que atingiu em cheio a sensibilidade das duas, elevando ainda mais o objetivo de ter esses trabalhos e as pessoas que os produzem dentro do resort, integrando talento, cultura e sensibilidade em um combo.

Dessa visita em diante, e conhecendo a primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins Sales, e a coordenadora do Programa do Artesanato Paraibano, Marielza Rodriguez, foi dado início à ‘cata’ aos talentos paraibanos em diversas tipologias do artesanato. Foram conhecendo lugares até então inimagináveis, escutando as histórias desses artesãos, se emocionando, indo às lágrimas, e enriquecendo a paixão por tudo que estavam vivenciando. O Tauá será a cara da Paraíba pelas mãos de muitos desses artesãos, criando empregos e renda, dando ainda mais dignidade aqueles que foram abraçados pelo Governo do Estado por meio de seus projetos.

Lizete Ribeiro também anunciou, que o Grupo vem realizando uma curadoria especial de artistas paraibanos com o apoio do Programa do Artesanato Paraibano, selecionando artistas, obras e elementos artesanais que irão compor os novos quartos temáticos do novo empreendimento. A ideia é que cada ambiente reflita a identidade regional, valorizando técnicas tradicionais e talentos que representam a cultura da Paraíba.

Nesse processo, “coletando ideias”, como afirmou a CEO do Tauá, vivenciaram momentos “impressionantes e impactantes”. Ela chegou a dizer que havia pedido desculpas por não conhecer a Paraíba a fundo, o que levou a todo início desse ‘missão conhecimento’. “Fiz um pedido de desculpas por não conhecer a estrada e pedi ajudar para nos apresentar o melhor da Paraíba, porque percebemo que precisávamos conhecer o Estado. Iremos receber no Tauá cerca de três mil pessoas por dia e o Tauá será a vitrine da cultura paraibana”.

As principais unidades incluem:

Tauá Resort Atibaia (SP): Um dos maiores e mais completos resorts, com foco em lazer e eventos, a cerca de 1 hora de São Paulo.

Tauá Resort Caeté (MG): O empreendimento original, localizado próximo a Belo Horizonte, que mantém a essência de hotel-fazenda.

Tauá Resort Alexânia (GO): Uma opção estratégica a cerca de 50 minutos de Brasília e 1h20 de Goiânia, oferecendo lazer em meio ao cerrado.

Grande Hotel Termas de Araxá (MG): Uma concessão do grupo, um hotel histórico e imponente conhecido por suas águas termais.

Tauá Resort João Pessoa (PB): O primeiro empreendimento do grupo no Nordeste, à beira-mar, com inauguração prevista para julho de 2026.

canal whatsapp banner

Compartilhe: