sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Podcast inédito do G1 mostra impacto de Marília Mendonça, que revolucionou o sertanejo
23/07/2025

Gente, fiquei sabendo que a querida Marília Mendonça, voz que mudou o sertanejo e a música brasileira, faria 30 anos nesta terça, dia 22. Para reverenciar o legado da artista, morta em um acidente aéreo em 2021, estreia ‘Marília – O Outro Lado da Sofrência’, novo podcast do g1. O podcast busca analisar o impacto provocado pela obra da cantora e compositora que colocou o feminino no centro de um gênero em que os homens eram protagonistas. 

O projeto também mergulha em sua influência na indústria musical e na formação de novos talentos, além do luto coletivo provocado pela sua partida. Disponível no g1, no Spotify e nas demais plataformas de áudio, o projeto terá cinco episódios, com publicação semanal, às terças-feiras.

A narrativa é conduzida pela apresentadora Carol Prado, jornalista do g1, que, a partir de entrevistas com artistas, especialistas, fãs e pessoas próximas a Marília, relembra o efeito da sua música e figura pública. Entre os convidados estão precursores do sertanejo, como a dupla Chitãozinho & Xororó; nomes que dão continuidade ao movimento consolidado pela ‘Rainha da Sofrência’, como Simone Mendes; jovens de uma nova geração que tiveram as portas abertas por Marília, como Mari Fernandez e Yasmin Santos; e cantores de outros gêneros que colaboraram com ela, como o rapper Xamã, compositor do hit ‘Leão’, que está entre as mais ouvidos da década no Brasil.

“Esse é um projeto que tem como objetivo criar um registro jornalístico que dimensione a importância da Marília Mendonça. É algo que, pensando no tamanho que ela teve, o impacto que ela causou, foi pouco discutido até hoje. E, nesse processo, a gente foi descobrindo que não é por acaso que foi pouco discutido”, destaca Carol, que explica que ainda existe um preconceito em reconhecer o trabalho da artista por ela ter representado um estilo de música popular, ao mesmo tempo em que o trauma da sua partida faz com que haja uma dor em uma parte da classe artística em falar sobre ela.

Para contar essa história, Cláudia Croitor, editora-chefe do g1, reforça o cuidado na apuração, que se concentrou na relevância artística e sociocultural de Marília. “Nosso objetivo é dar um tratamento sensível, aprofundado e de alta qualidade à jornada da artista. O g1 traz uma abordagem que vai além do factual: a equipe faz uma seleção criteriosa dos momentos mais emblemáticos da trajetória de Marília Mendonça, destacando não só os marcos de sua carreira, mas também os dilemas, conquistas e bastidores pouco conhecidos”, avalia.

canal whatsapp banner

Compartilhe: