Ter patrocinadores próprios deixou de ser apenas uma meta para as equipes femininas de futebol no Brasil, tornou-se uma necessidade para a sua continuidade. Não se faz futebol sem dinheiro.
Quando um time feminino conquista a autonomia financeira, por meio de patrocinadores exclusivos, ele garante não só sua sobrevivência, independentemente dos rumos da equipe masculina, como também se torna uma força esportiva e política dentro do clube.
A dependência dos recursos do futebol masculino sempre foi um dos entraves para a continuidade de projetos femininos. No entanto, com a chegada de patrocínios exclusivos, especialmente quando a conta fecha, o cenário muda, a autonomia financeira garante a continuidade do time.
As atletas passam a ter acesso direto a investimentos nas equipes femininas, como, por exemplo, equipamentos, estrutura médica e condições dignas de trabalho, fortalecendo sua performance e identidade. E o mais fascinante é que esse crescimento não isola o feminino, mas complementa o masculino, gerando ainda mais razão para a permanência das equipes femininas.
Ao investir na equipe feminina, para que elas tenham independência financeira, clubes abrem a possibilidade de compartilhamento de recursos, gerados pela entrada de dinheiro feminino, como bolas, equipamentos de fisioterapia e espaços de treinamento, otimizando custos e fomentando uma cultura de cooperação interna.
A equipe feminina bem estruturada, com independência de recursos, não só se mantém como também contribui com o clube de forma abrangente.
É hora de entender que o futebol feminino não é carência: é potência que, além de poder ser autossustentável, pode contribuir para o clube como um todo. E essa potência precisa de liberdade para crescer com seus próprios pilares.
Por isso os departamentos de marketing podem e devem buscar patrocinadores exclusivos para o futebol feminino. E quando conseguirem, os clubes devem ser obrigados a colocar à venda os uniformes com os uniformes com patrocinadores das equipes femininas em suas lojas, para não ser apenas um produto usado em competição, sem que o torcedor possa comprar e usar, fortalecendo a parceria clube patrocinadores