De um lado, o *Botafogo Futebol Clube*, de João Pessoa-PB, conhecido carinhosamente como “Belo”, fundado em 28 de setembro de 1931, com 31 títulos de Campeão Paraibano e 1 título de Campeão Brasileiro da Série D de 2013. Manda seus jogos no Estádio Almeidão, de propriedade do Estado da Paraíba.
De outro lado, a Sociedade Esportiva e Recreativa *Caxias* do Sul, sediado na cidade de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, carinhosamente conhecido como *Grená do Povo*. O Caxias foi fundado em 10 de abril de 1935 numa fusão dos clubes Rio Branco e Ruy Barbosa, com o nome de Grêmio Esportivo Flamengo. Numa crise financeira, o Flamengo gaucho uniu-se ao seu maior rival, o Juventude, originando, em 14 de dezembro de 1971, a Associação Caxias de Futebol, usando uniforme nas cores preto e branco. Quatro anos depois, 1975, o Juventude desfez a sociedade e voltou ao futebol. O Flamengo continuou como Caxias, mas com o nome de Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul e com o uniforme grená, azul e branco. O Caxias disputa 3 competições em 2025: Série A do Campeonato Gaucho, Série C do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Tem um título de Campeão Gaucho de 2020.
Quando Botafogo e Caxias adentrarem o Estádio Almeidão no próximo sábado às 19 horas, farão o 4o confronto entre essas tradicionais equipes do futebol brasileiro.
O primeiro confronto entre Botafogo e Caxias ocorreu numa 4a feira, em 16 de março de 2011, valendo pela 2a Fase da Copa do Brasil, quando o Caxias derrotou o Botafogo por 1×0, em pleno Estádio Almeidão. Na 1a Fase o Botafogo eliminou o Vitória-BA enquanto o Caxias tinha eliminado o Ceilândia-DF. Segue a Ficha técnica desse encontro:
*4ª feira – 16/03/2011 – Estádio Almeidão*
*BOTAFOGO-PB 0x1 CAXIAS-RS*
Competição: Copa do Brasil
Juiz: Ítalo Medeiros de Azevedo-RN
Aux: José da Silva Sobrinho e Izac Mário da Silva Oliveira – RN
Gol: Marcelo Ramos 19/2 (Caxias-RS)
*Botafogo-PB:* Genivaldo, Henrique, Valber, Ricardo Mamboré e Léo Oliveira; Charles Vagner, Célio, Chapinha (Júnior Mineiro) e Rogerinho (André Oliveira); Edmundo e Paulinho Macaíba (Wandeílson). Técnico: Paulo Moroni
*Caxias-RS:* André Sangalli (Matheus), Patrício, Edson Rocha, Marcelo Ramos e Itaqui; Marcos Rogério, Waldison (Zé Carlos), Dê e Edenilson; Everton e Lima (Pedro Henrique). Técnico: Luiz Carlos Ferreira
No segundo encontro, ainda valendo pela Copa do Brasil, no jogo de volta, numa 4a feira, 06 de abril de 2011, o Caxias derrotou mais uma vez o Botafogo, dessa feita por 3×1, se classificando para a 3a Fase da Copa do Brasil. Marcelo Ramos, Lima e Gerley marcaram para o Caxias, e Charles Wagner marcou o tento de honra do Belo.
Finalmente o 3o encontro entre Botafogo e Caxias ocorreu no Almeidão, num domingo de 29 de abril de 2024, pela Série C do Campeonato Brasileiro, quando Botafogo e Caxias empataram em 1×1. Dudu marcou para o Botafogo e Álvaro anotou o gol do Caxias.
*Pra cima deles, Belo!!!*
