O sono desempenha um papel fundamental na regulação do ritmo biológico do corpo, impacta desde a memória e o humor até a imunidade e a produção hormonal. E para ter um descanso de qualidade, a alimentação equilibrada é essencial. No Dia Mundial do Sono, Gisele Pavin, head de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da Nestlé Brasil, destaca a importância da nutrição na relação com as noites de qualidade.
“Uma alimentação balanceada é fundamental para a produção adequada de neurotransmissores e hormônios que regulam o sono, como a melatonina. Incluir alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como grãos integrais, legumes e verduras de folhas verdes escuras, pode auxiliar na síntese de melatonina e serotonina, promovendo um sono de qualidade”, afirma Gisele Pavin, head de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da Nestlé Brasil.
Além de promover o descanso, a melatonina também exerce funções antioxidantes, de imunidade e na produção de outros hormônios importantes. É também um hormônio produzido pela glândula pineal a partir da serotonina e tem sua liberação influenciada pela exposição à luz. À medida que a noite cai, sua produção aumenta, ajudando a garantir um sono reparador.
Para potencializar a saúde do sono, a adoção de hábitos saudáveis também é necessária. Entre as principais recomendações da profissional, estão:
- Faça higiene do sono: criar uma rotina relaxante antes de dormir, evitando telas e luzes intensas no período noturno;
- Evite alimentos estimulantes antes de dormir: substâncias como cafeína, encontradas no café, chá preto, chá verde, chá mate, refrigerantes, chocolate e guaraná em pó, podem prejudicar o sono;
- Pratique ações relaxantes: tomar um banho quente, diminuir as luzes do ambiente e evitar estímulos sonoros intensos ajudam a preparar o corpo para o descanso.
- Tenha uma rotina de exercícios físicos: a atividade física constante contribui para um sono mais profundo, desde que realizada em horários que não impactem a hora de dormir.
- Evite álcool e cigarro: o consumo dessas substâncias pode comprometer a qualidade do sono e afetar a recuperação noturna do organismo.
- Suplementos podem auxiliar: alguns nutrientes podem estimular a produção natural de melatonina. A suplementação é uma opção para aqueles que necessitam de suporte adicional, auxiliando na regulação dos ciclos circadianos e proporcionando um descanso reparador.
“Ter uma boa noite de sono não depende apenas do tempo que passamos na cama, mas também da qualidade do descanso. Pequenas mudanças na rotina alimentar e no estilo de vida podem fazer toda a diferença na disposição e na saúde ao longo do dia. É sempre importante buscar o direcionamento de profissionais para tomadas de decisão e uso de suplementações”, conclui Gisele Pavin.
Para quem procura receitas que apoiem a boa alimentação, o site Receitas Nestlé possui milhares de opções de receitas, livros e cursos gratuitos. E o Chat Nutri torna possível tirar dúvidas diretamente com nutricionistas, de forma gratuita.
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).