O futebol olímpico, que até a última edição dos jogos olímpicos tinha 12 times no feminino, sem limite de idade, e 16 no masculino, que atuava com jogadores do sub-23. Em Los Angeles 2028, a situação se inverterá. Assim, a disputa para as mulheres terá 16 equipes, sendo quatro grupos com quatro times, quatro a mais que na edição passada, enquanto para os homens teremos 12 equipes, com três grupos com quatro times.
Assim, o torneio olímpico de futebol feminino será maior que a edição masculina pela primeira vez em 2028, decidiu o Comitê Olímpico Internacional na quarta-feira, 10 de abril de 2025, o que permitirá a presença de mais estrelas do futebol feminino.
Tal aumento no número de equipes femininas se dá em razão da grande popularidade do futebol feminino em terras norte-americanas, onde é preferido pelas meninas, tanto para praticar como para assistir, o que, segundo o Senhor Kit McConnell, diretor de esportes do Comitê Olímpico Internacional: “We wanted to do something to reflect that growth and equally with the United States being the home of the highest level of popularity of women’s football” (Queríamos fazer algo que refletisse esse crescimento e, igualmente, com os Estados Unidos sendo o lar do maior nível de popularidade do futebol feminino).
É importante lembrar que os Estados Unidos, que também sediarão a Copa do Mundo masculina de 2026, se não houverem mudanças em conjunto com México e Canadá. E a Copa do Mundo feminina de 2031 tem grandes chances de ser realizada nos Estados Unidos, o que torna o país um lugar propício para as mudanças no número de seleções femininas nas Olimpíadas.
Como a seleção da cada também conquistou cinco medalhas de ouro olímpicas na competição feminina de futebol. Esta surge como a favorita para levar o ouro olímpico.
E é importante notar também que a diminuição da presença de equipes masculinas pode indicar que o Comitê Olímpico Internacional não pretende rivalizar com a FIFA em termos de popularidade de competições de futebol masculino, deixando cada vez mais claro que, ao menos para o futebol masculino, a competição mais importante é e continuará a ser a Copa do Mundo.