Nossa apresentação
12/03/2025

Muito bom dia para quem é de bom dia, boa noite para quem é de boa noite. Olá, sou o Higor Maffei Bellini e por aqui vamos falar do mundo do futebol feminino, não apenas dos jogos.
Mas quem é o Higor?
Sou brasileiro, filho de Dona Edna Maffei Bellini e de Celso José Bellini, advogado com mais de duas décadas de atuação na justiça do trabalho, atualmente com processos em nove estados do Brasil, bem como processos na FIFA, defendendo os direitos das jogadoras, dois mestrados concluídos, um em direito desportivo e outro em gestão integrada saúde meio ambiente do trabalho, com cursos de gestão esportiva na CBF, Federação Paulista de Futebol e na FGV.
Além de advogar, ministrar aulas para cursos de pós-graduação em direito desportivo, também escrevo livros sobre os direitos das atletas e coordeno a produção de livros que trazem uma visão multidisciplinar do futebol, bem como escrevo artigos para alguns sites destinados a difundir conceitos de direito e gestão ligados ao esporte.
E, ainda, sou auditor no STJD da NBB e no TJD da Federação Paulista de Judô e na Caasp, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo.
Devo falar, nesta primeira coluna, que sou palmeirense, fui conselheiro do clube por dois mandatos e diretor por um pouco mais de tempo, mas aqui não haverá clubismo. Mas era importante deixar isso claro desde o início, até para não restar dúvidas.
Comecei a trabalhar com o futebol feminino graças a um presente de Deus, que cada um chama como quiser, que conheci em um evento na FPF chamado Monique Somose, que na época ainda era jogadora de futebol profissional e cursava direito. Que me apresentou o mundo do futebol feminino, por ser jogadora, bem como as primeiras clientes do feminino. Nick Obeigado
Como falei no início deste texto, aqui falaremos semanalmente, ou em edição extraordinária quando assim justificar, sobre o mundo do futebol feminino, o que também inclui falar de jogos, mas vamos falar de políticas envolvendo o assunto, a gestão das equipes femininas e os preparativos para a Copa do Mundo que será aqui em 2027.
Feita a apresentação, bora falar de futebol feminino no Brasil. Que é para isso que estamos por aqui.
E é um momento muito feliz para iniciar essa coluna, pois estamos no momento em que vai chegando a disputa do título da Supercopa Feminina e o início do Campeonato Brasileiro da Série A1, que é a elite do futebol feminino no Brasil.
No feminino, as divisões são séries A1, A2 e A3. É interessante fazer esse pequeno esclarecimento para quem está chegando agora para acompanhar o futebol feminino.
Este ano, o futebol feminino em termos de série A1, com a CBF fazendo maiores investimentos para ajudar os clubes na disputa da competição, devemos ter um campeonato com mais competitividade, com os clubes investindo mais na formação de suas equipes, seja com recursos próprios, patrocinadores ou ainda com investimentos de órgãos públicos que apoiam as atletas e as equipes em suas localidades.
E a nossa Supercopa Feminina está tendo os jogos de semifinal, com a final marcada para domingo, dia 16 de março. Sendo um bom início de temporada, que faz o aquecimento das equipes e atletas para o ano que se inicia.
Assim espero vocês na semana que vem, para falarmos mais sobre futebol feminino, comentando a decisão da Supercopa Feminina e o início do Brasileiro da A1.
Higor Maffei Bellini, este amigo de vocês.

Compartilhe: