A história da hoteleria de João Pessoa tem diversos capítulos com histórias que registram uma mistura de sucesso, superação, resiliência e empreendedorismo. Na semana passada, um desses capítulos foi contato durante comemoração alusiva aos 10 anos de abertura do Nord Sapucaia, instalado à beira-mar da praia de Tambaú e considerado um dos melhores equipamentos hoteleiros da Paraíba, seja pela localização privilegiado, pelos serviços de ponta e o atendimento de excelência, que se tornou em um case de sucesso.
O evento contou com a presença da família do empresário José William Montenegro Leal, que esteve ao lado de Rosa Virgínia e Giovanna Montenegro. Daniel Rodrigues e Patrícia Cantalice, que lideram a Rede Nord de Hotéis, administradora do Sapucaia, e dos colaboradores do hotel. Foi um momento de agradecimento a todos e de homenagem especial a quatro desses colaboradores: José Alves de Luna, Geneide Vieira de Santana, Josenilda Farias da Silva Oliveira e Liliane Alves Holanda, foram o quarteto dos primeiros funcionários do hotel. Assim que o Sapucaia abriu as portas, lá estamos eles para atender os primeiros clientes, 10 anos atrás.
Em sua fala, José William, visivelmente emociona, fez diversas colocações entre o período em que o sonho do Sapucaia ainda estava na mente, passando pelo processo de construção e dos perrengues; a escolha da Rede Nord para administrar o equipamento; o duro golpe com a pandemia da Covid; reiniciando a trajetória de sucesso e de muitas conquistas. Durante todo esse longo processo, o empresário destacou a relação de verdade e de confiança com todos.
O executivo Daniel Rodrigues revelou que ele nutria, ao lado de Patrícia Cantalice, o desejo de administrar o Sapucaia. Na época, por questões éticas, nunca tiveram a iniciativa de procurar a Construtora Conserpa – até então idealizadora do hotel, atualmente integra o Grupo Conserpa&Enger. Até que num fim de tarde, José William chama Daniel para uma conversa e, pouco tempo depois, saia do escritório como administrador do empreendimento. Um segundo sonho realizado envolvendo o Sapucaia.
O executivo citou alguns pontos que são primordiais para o sucesso do hotel: a qualidade do produto, investimentos permanentes, valorização da mão de obra e muito trabalho no dia a dia. “Sempre fizemos questão de trabalhar com o pé no chão e acredito que o sucesso do Sapucaia pode ser atribuído um pouco de todos esses pontos”, enfatizou Daniel Rodrigues.
Patrícia Cantalice lembrou dos momentos de desafios que todos tiveram de enfrentar, período que, na realidade, foi de muito aprendizado. Ela disse que o Sapucaia é considerado o hotel das estrelas, pois todos os grandes artistas que passaram por João Pessoa fizeram e fazem questão de se hospedar no equipamento. “O hotel foi feito para ser o melhor”, enfatizou a executiva.
O encontro também contou com uma palestra motivacional ministrada por Fabiana Arrais. Durante cerca de 40 minutos, ela falou sobre realização de sonhos, experiências compartilhadas, simpatia, acolhimento e calor humano. Fabiana destacou a importância dos treinamentos de equipes, de oportunidades, de fazer um algo a mais, que podem resultar em crescimento profissional. Porém, nenhum desse itens podem estar deslocado do comprometimento. Esse, na opinião dela, é um dos diferencias e resumo um pouco do que cada um que se pronunciou durante a celebração dos 10 anos do Sapucaia.