sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Mais da metade dos infartos em mulheres menores de 65 têm origens não tradicionais
24/09/2025

Estudo da Mayo Clinic revela que condições como embolia e infecções estão entre as principais causas ocultas, muitas vezes confundidas com aterosclerose

São Paulo, setembro de 2025 – Um novo estudo da Mayo Clinic descobriu que muitos ataques cardíacos em pessoas com menos de 65 anos — especialmente em mulheres — são causados por fatores diferentes do entupimento das artérias, desafiando suposições de longa data sobre como os ataques cardíacos ocorrem em populações mais jovens.

As descobertas do estudo, publicadas no Journal of the American College of Cardiology, analisaram mais de 15 anos de dados do Rochester Epidemiology Project, fornecendo a avaliação populacional mais abrangente sobre as causas de ataque cardíaco em pessoas com 65 anos ou menos.

Mais da metade dos ataques cardíacos em mulheres com menos de 65 anos foram causados por fatores não tradicionais, como a dissecção espontânea da artéria coronária (DEAC), embolia e outras condições não relacionadas à placa de obstrução das artérias. A incidência de ataque cardíaco foi significativamente menor em mulheres do que em homens — mas, quando as mulheres sofriam ataques cardíacos, as causas subjacentes eram frequentemente diagnosticadas de forma incorreta.

A DEAC, que costuma afetar mulheres mais jovens e saudáveis em todos os outros aspectos, foi frequentemente ignorada e classificada de forma equivocada como um ataque cardíaco típico causado pelo acúmulo de placas. A causa mais comum de ataque cardíaco em ambos os sexos foi a aterosclerose, ou seja, o entupimento das artérias por placas, mas isso representou apenas 47% dos ataques cardíacos em mulheres, em comparação aos 75% em homens. As taxas de mortalidade em cinco anos foram mais altas em pessoas que tiveram ataques cardíacos desencadeados por fatores de estresse como anemia ou infecção, mesmo que esses pacientes apresentassem níveis mais baixos de lesão cardíaca.

canal whatsapp banner

Compartilhe: