sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Joice Hasselmann: “Bolsonaro já estava com o rascunho do golpe em 2019”
31/08/2025

Ao Content Podcast, a jornalista e ex-parlamentar revelou que o ex-presidente “estava flertando com o golpe” desde o primeiro ano de governo

Gente, adorei o novo shampoo da Joice, preciso emprestado desde já. Estava assistindo os cortes de uma entrevista recente dela, mas só conseguia reparar nos fios sedosos e dourados da diva. Eis que a jornalista jogou uma bomba daquelas que me deixou passada com esse verdadeiro escândalo da política nacional.

Acontece que, em entrevista ao Content Podcast, a jornalista e ex-deputada federal Joice Hasselmann, de 47 anos, surpreendeu o universo na política brasileira ao revelar os planos de Jair Bolsonaro em decretar o golpe de Estado já no primeiro ano de governo, justamente por nutrir divergências com a Câmara dos Deputados da época.

“Descobri que ele já estava flertando com o golpe já em 2019, por conta da má relação com a Câmara. [Ele já estava] com documento e rascunho pronto, pra, se precisasse, chamar o artigo 142 [intervenção militar]”, confessou a ex-parlamentar.

A jornalista revelou detalhes sobre a tentativa de golpe do ex-presidente (Reprodução/X)
E seguiu: “Eu não sei se você lembra, mas em 2019, começou a se falar muito do [artigo] 142. Já era o gabinete do ódio, com robôs, trabalhando a cabeça das pessoas para convencê-las que o 142 seria uma boa ideia [para o país]”, reforçou.

Joice, que era uma das principais lideranças do partido do então presidente da República, contou que tomou conhecimento da minuta do golpe após participar de uma reunião no Palácio do Planalto e questionar Mourão sobre o assunto.

“Tivemos uma reunião no Palácio. Tava eu, Mourão, Bolsonaro e Onyx e mais umas pessoas menos importantes… e quando terminou a reunião, Onyx e Bolsonaro foram conversar num canto e, eu, junto do Mourão, fomos conversar em outro. Então, eu provoquei o Mourão e falei: ‘E essa loucura de 142?’. E ele disse: ‘Não é loucura não, Joice. Já tem um papel na mesa do presidente. É só assinar’”, recordou.

Joice era uma das principais lideranças do governo Bolsonaro (Reprodução/Instagram)
Questionada se teria realizado alguma denuncia sobre o assunto, Joice garantiu que notificou o caso ao Dias Toffoli, então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), mas foi surpreendida com a aproximação repentina entre o ministro e Bolsonaro nos meses seguintes.

“Eu denunciei. Saí dali com a espinha arrepiada e liguei pro [Dias] Toffoli, que era o presidente do Supremo na época. Eu falei: ‘Toffoli, eu tenho um assunto muito sério para falar com você’. Fui na casa dele, parecia cena de filme, com som alto pra não ter gravação. E eu contei pra ele o que aconteceu. Falei: ‘Olha, a informação é essa. Veja o que você faz com essa informação’”, pontuou.

Joice ao lado do ministro Dias Toffoli e Jair Bolsonaro em maio de 2019 (Marcos Corrêa/PR/Flickr)
E completou: “O que ele fez, eu não sei. Mas o fato é que, passaram-se alguns meses, o Jair baixou a bola e ao mesmo tempo ficou próximo do Toffoli. Os dois ficaram amiguinhos. Então não sei se o Toffoli chamou ele ou o que ele fez, mas eu não tinha pra quem recorrer e não tinha instância maior que o Supremo”, esclareceu.

Gente, certeza de que essa bomba estremeceu de vez a relação da diva com os conservadores, vulgo apoiadores de Bolsonaro. Meu Deus, em choque continuo!!!

canal whatsapp banner

Compartilhe: