quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
Fortaleza deixou passar o prazo para confirmar que jogaria a A1
09/01/2026

O Fortaleza Esporte Clube, mesmo após conquistar o acesso à Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino, ficou fora da competição em 2026. Em dezembro de 2025, o clube anunciou o encerramento do projeto de futebol feminino, alegando cortes orçamentários após o rebaixamento da equipe masculina.

Posteriormente, o Fortaleza tentou firmar uma parceria com o R4, equipe comandada por Ronaldo Angelim, para manter a vaga na elite do futebol feminino. No entanto, o documento oficializando a união e, por consequência, o desejo de jogar a Série A1 só foi enviado à CBF em 6 de janeiro de 2026. Quase três semanas após o prazo final de 17 de dezembro, destinado à confirmação dos clubes que iriam disputar o Brasileirão. Por isso, a Confederação não aceitou a inscrição, por essa questão administrativa.

Essa informação da perda do prazo para a confirmação da disputa da A1 revela que a decisão de não jogar em 2026, no feminino, já estava tomada quase duas semanas antes de ser anunciada. O que é um direito do clube. E responde a uma reflexão que fiz aqui quando falamos do anúncio, de quem seria a decisão, se era da antiga presidência da SAF ou da nova que estava assumindo.

Por essa razão, o anúncio do final do time e, por consequência, da demissão de quem não seria aproveitado não poderia ter sido comunicado via imprensa a eles. Todos deveriam ter sido avisados antes, pelo clube, para terem respeitado o direito de saber primeiro, e pelo empregador. Eu não sei como foi esse anúncio internamente, mas espero que todos tenham sido avisados com antecedência.

canal whatsapp banner

Compartilhe: