Numa 4a feira, no Estadinho da Graça – 12 de junho de 1974 – os Cronistas Esportivos – através da ACEP – promoveram um jogo amistoso entre Botafogo Paraibano x ABC de Natal. A atração do jogo foi a presença de Fio Maravilha, jogador que acabara de sair do Flamengo, time que defendeu as cores de 1965 até 1973.
Fio era brincalhão, sempre de bom humor, dentuço, mas sempre com um grande sorriso. Assim era o dia a dia de Fio. Não era um craque, longe disso. Mas foi um artilheiro de gols importantes na história do Flamengo.
O apelídio Fio virou “Fio Maravilha”, após marcar o gol da vitória (1×0) da equipe carioca contra o Benfica de Portugal. Foi homenageado pelo cantor Jorge Ben com a canção “Fio Maravilha”, grande sucesso nacional, vencedora do Festival Internacional da Canção de 1972, que narra o seu gol feito contra a equipe portuguesa:
Aqui, no nosso querido Botafogo, Fio jogou de centro-avante no lugar de Chico Matemático, maior artilheiro da história do Belo. Foi um jogo bem disputado onde Fio Maravilha, desentrosado com seus companheiros, não teve chance de mostrar seu futebol, como era esperado. Mas nos meados do 2o tempo, ainda em 0x0, Fio, cansado, pediu pra sair, e em seu lugar entrou Chico Matemático. Nosso MAIOR artilheiro não perdoou. Fez o gol da vitória do Belo contra o ABC. Eis a ficha técnica do jogo:
4a feira – 12/06/1974 – Estádio da Graça
BOTAFOGO-PB 1×0 ABC-RN
Juiz: Jair Pereira
Aux: Genival Batista e José Ribamar
Gol: Chico Matemático 40/2 (Botafogo)
Botafogo-PB: Hidemburgo, Marco Antonio, Zé Cisaldo, Vavá e Marcos Medeiros; Odon e Zé Ruy (Paulo César); Vamberto, Jorge Flávio, Fio Maravilha (Chico Matemático) e Serginho. Técnico: Mané Veiga
ABC-RN: Floriano, Chico, Valter Cardoso, Hipólito e Gonzaga; Maranhão e Luiz Rodrigo; Ivo, Libânio (Francisquinho), Aélio e Soares (Nilo). Técnico: Prudêncio
