O atacante do Al-Nassr, da Arábia Saudita, precisou se afastar do futebol para tratar um problema no dente que estava ocasionando lesões, como dificuldades para caminhar
Você sabia que as performances de atletas podem ter ligação com as doenças bucais? Um estudo recente do Journal of Dentistry mostrou que problemas dentais, principalmente inflamações, podem afetar o desempenho dos atletas. Um desses casos foi o de Cristiano Ronaldo, atacante do Al-Nassr, da Arábia Saudita.
O atleta precisou se afastar dos campos para realizar uma cirurgia de retirada do siso. Ele passou a ter dificuldades em caminhar, além de ter o rendimento em campo reduzido, por conta do dente inflamado.
“Cuidar dos dentes ajuda na proteção da saúde do corpo, especialmente do coração. Isso porque, cuidando da higiene bucal, o órgão se mantém mais ativo e em forma. A escovação frequente reduz a quantidade de bactérias que vivem nas bolsas entre os dentes e as gengivas, deixando-as afastadas da corrente sanguínea”, explicou o cirurgião-dentista Rogério Penna.
No entanto, Penna alerta que fazer atividades físicas pode ajudar a manter a saúde bucal, mas que treinos exaustivos, em excesso, podem prejudicar e agravar o incômodo. “Entre esses problemas estão as cáries decorrentes da erosão do esmalte. A principal causa associada à erosão do esmalte é a ingestão de bebidas esportivas ácidas e o ato de respirar com a boca aberta durante o exercício”.
Rogério Penna finalizou destacando que existem hábitos que podem beneficiar e potencializar os cuidados com os dentes. “Trocar bebidas ácidas por outras, e respirar pelo nariz a maioria do tempo são dicas simples que podem evitar esses problemas. A atividade física é uma prática com muitos benefícios além do corpo”, pontuou.
Ronaldo Fenômeno também passou perrengue por conta dos dentes
Há alguns anos, Ronaldo Fenômeno passou por uma intervenção cirúrgica para a extração de um segundo siso, por recomendação médica. Ele estava sofrendo lesões repetitivas.
A equipe que estava acompanhando sua saúde acreditou que a inflamação dentária poderia estar dificultando a sua recuperação. Sendo assim, optaram pela remoção do dente. Na ocasião, o boleiro jogava no Inter de Milão, na Itália.
Outro jogador de futebol teve o desempenho reduzido por problemas no dente
Há alguns anos, o jogador de futebol Caio, que atuava na Ponte Preta, se lesionava com bastante frequência. A causa, embora investigada pelos médicos do clube, demorou para ser encontrada.
Após realizar exames, Caio foi diagnosticado com uma inflamação oculta, decorrente de uma restauração no canal do dente. O motivo só foi descoberto porque o time costumava analisar a saúde bucal dos boleiros.
“As bactérias que circulam nas inflamações costumam se ‘esconder’ no organismo. Elas podem se alojar em grupos de fibras musculares, geralmente onde existe maior concentração de colágeno, como, por exemplo, o músculo posterior da coxa, que pode ser um caso de um atleta ou jogador de futebol”, concluiu.