sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Em 1952 o Flamengo visitou JP pela primeira vez, e entrentou o combinado Botauto
13/04/2025

Alguns empresários, liderados por Zé Américo Filho, em mais uma promoção, trouxeram o Flamengo carioca pela primeira vez na Paraíba, em 1952, exatamente num domingo, dia 11 de maio, aproveitando uma excursão que o time carioca fazia por gramados nordestinos. O Secretário Geral do Flamengo era o escritor paraibano José Lins do Rego.

Na delegação do Flamengo, hospedada no Parahyba Palace Hotel, vieram os famosos radialistas Rui Porto e Avelino Dias. O atleta paraibano Indio, Cabedelense, acompanhava a delegação do Flamengo mas ainda não era titular.

À princípio o Flamengo enfrentaria a Seleção Paraibana mas o Treze não cedeu seus atletas. Resolveu-se, então, que seria um combinado entre Botafogo e Auto Esporte – combinado Botauto – que na época não era ainda assim chamado. Ou seja, seria um Selecionado de João Pessoa.

Durante a semana do jogo, tanto o Botafogo quanto o Auto Esporte queriam jogar com suas camisas tradicionais.

Mais um problema ocorreu minutos antes do jogo. O Flamengo só tinha um uniforme, o rubronegro. E o combinado Botauto estava com a camisa rubronegra da FPF, representando a Seleção Paraibana.

A solução de emergência foi alguém sair correndo até a sede do RED CROSS, time que disputava o Campeonato Paraibano, próxima ao campo do Cabo Branco, em Jaguaribe, e apanhar o uniforme do tradicional Clube paraibano, como se vê na foto. Vê-se que a camisa do goleiro Brasil tinha a sigla FPF.

Com arbitragem do juiz pernambucano Argemiro Félix de Sena – Sherlock – o combinado Botauto, com as camisas do RED CROSS, derrotou o Flamengo por 3×2 com gols de Milton 2x [9/1 e 14/2] e Arquimedes [27/2], ambos jogadores do Botafogo. Para o Flamengo marcou Benitez 2x [30/1 e 29/2].

O Combinado Botauto esteve com: Brasil, Kleber e Dico; Adalberto (Letarcio), Berto e Tita; Caveirinha (Zé Maria), Arquimedes, Milton, Noca (Nuca) e Dengoso (Elcio). Técnico: Vavá

Já o Flamengo carioca alinhou com: Garcia, Biguá e Pavão (Almir); Bria, Dequinha e Jordan; Joel (Nestor), Rubens, Huguinho (Aluízio), Benitez e Esquerdinha. Técnico: Flavio Costa

canal whatsapp banner

Compartilhe: