A Dra. Ana Paula Simões, médica especialista em dor e traumatologia no esporte, dá dicas sobre a importância do preparo físico para evitar que dores localizadas comprometam o desempenho dos corredores:
1)- A pausa para recuperação muscular é necessária, pois faz parte da construção de músculos para a saúde e fortalecimento do corpo na corrida. Para garantir uma boa recuperação muscular e evitar lesões, descansar e tratar os problemas relacionados a dor muscular é fundamental.
2)- O histórico de cada pessoa, bem como suas questões sociais e culturais, pode impactar no êxito da corrida. É importante ter o suporte profissional no treino e na prática da corrida, visto que o especialista irá te orientar com base no seu histórico, particularidades, questões sociais e culturais.
3)- A alimentação exerce grande influência, principalmente para a saúde dos ossos e músculos, e contribui para um bom desempenho nas atividades físicas3, mas, sozinha, ela não é capaz de evitar lesões. É fundamental ter o apoio de médicos e especialistas para evitar e tratar as dores adequadamente.
4)- Utilizar um anti-inflamatório de ação local na lesão muscular não irá fazer com que os corredores percam desempenho – muito pelo contrário, em caso de lesões, o anti-inflamatório local irá auxiliar em uma recuperação mais rápida para que a pessoa mantenha sua rotina de treinos e finalize suas competições, sem que a dor muscular seja um obstáculo.