A FIFA organizará uma competição de clubes feminina, com os campeões continentais, demonstrando que sim, está disposta a estimular o reconhecimento e crescimento do futebol feminino nos clubes, até porque é o clube e não a seleção a base do futebol mundial.
A Copa dos
Campeões Feminina da FIFA 2026 marcará a estreia oficial de uma competição intercontinental entre clubes organizada pela FIFA, reunindo os campeões das seis confederações continentais para disputar o título de melhor equipe feminina do mundo.
Será um importante passo rumo à criação do Mundial de Clubes Feminino completo, previsto para 2028.
O torneio contará com seis clubes: os campeões da Europa, América do Sul, América do Norte/Central, África, Ásia e Oceania. A fase final competição acontecerá entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026, em Londres, Inglaterra.
O formato prevê duas equipes iniciando em fases preliminares e outras quatro entrando diretamente nas semifinais, com confrontos de alto nível até a grande final.
Agora, os clubes brasileiros dominantes no futebol feminino sul-americano passam a sonhar em seguir adiante e buscar o título mundial.
Até porque o campeonato mundial de futebol feminino vale tanto quanto o masculino, já que não são modalidades distintas, pois, ao contrário do que alguns pensam, é tudo futebol de campo, com as mesmas regras.
E quem sabe em breve as histórias das conquistas da instituição não deverão também considerar o que fez a equipe feminina?