O primeiro confronto entre Botafogo Paraibano e Itabaiana de Sergipe aconteceu de uma forma inusitada.
Em 1973 o presidente botafoguense Herder Henriques brigava com a FPF, e se negou a disputar o Campeonato Paraibano daquele ano. Ficou fazendo só jogos amistosos. O Itabaiana de Sergipe – Associação Olímpica de Itabaiana – disputava no mês de setembro um torneio em Campina Grande. Derrotou o Treze por 4×3 e empatou com o Campinense em 0x0. O Itabaiana era o Campeão Sergipano daquele ano. No mês de agosto tinha ganho a decisão do Campeonato para o Sergipe. Tinha formado um bom time.
Por essa época o Botafogo acertava com o BiCampeão Mundial, Garrincha – O Gênio de Pernas Tortas – para fazer um amistoso, vestindo a camisa do Belo. Garrincha ganharia 50% da renda do jogo. Herder então aproveitou a participação do Itabaiana no Torneio em Campina Grande e o convidou para um amistoso com a presença de Mané Garrincha vestindo a camisa do Botafogo Paraibano.
Assim, numa quarta-feira do dia 12 de setembro de 1973 a grande sensação para os pessoenses foi a presença de Mané Garrincha, já no final de sua brilhante carreira, jogando pelo Botafogo paraibano contra a Associação Olímpica de Itabaiana-SE, para quem os paraibanos levaram a melhor por 3×0. Garrincha, fora de peso, não conseguiu mostrar toda a sua categoria. O BiCampeão Mundial recebeu 50% da renda liquida do jogo – em torno de Cr$ 12.000,00, em moeda da época. Eis a ficha técnica do jogo:
4a feira – 12/09/1973 – Estádio da Graça
BOTAFOGO-PB 3×0 ITABAIANA-SE
Juiz: José Ribamar
Aux: Fernando Angelo e José Maria Fontinelli
Gols: Vavá, Reginaldo e Paulinho (Botafogo)
Botafogo-PB: Geraldo, Marco Antonio, Vavá, Neovick e Marcos Medeiros; Paulinho e Leone; Mané Garrincha (Silveirinha), Paulo Matos, Jorge Flávio e Reginaldo (Saulo). Técnico: Paisinho
Itabaiana-SE: Valter, Sinval, Humberto, Assis e Messias; Gustinho (Café) e Liosmar; Forzinho, Totoca (Horácio), Duda e Valtinho. Técnico: Juan Celly
Nesse mesmo ano Garrincha fazia sua despedida dos gramados do Brasil vestindo a camisa da Seleção Brasileira contra um Combinado Estrangeiro a quem venceu por 2×1 em 19 de dezembro de no Maracanã.
Esse foi, também, o único jogo amistoso que Botafogo e Itabaiana fizeram em sua história. Ambos foram criados nos anos 60. O Botafogo com fundação em 28 de setembro de 1931, já tendo conquistado 31 títulos de Campeão Paraibano e 1 título de Campeão Brasileiro da Série D.
Por outro lado, o Itabaiana de Sergipe foi fundado em julho de 1938 com o nome Botafogo Sport Club. Nesse mesmo ano passou a ser chamado de Itabaiana Sport Club. Nos anos 50 recebeu, finalmente, a denominação Associação Olímpica de Itabaiana. Tem 11 títulos de Campeão Sergipano.
Pelos confrontos exibidos na planilha em anexo, o Botafogo nunca perdeu para o Itabaiana.
Pra cima deles, Belo!!!
