De um lado, o Botafogo da Paraíba, fundado em 28 de setembro de 1931, com 31 títulos de Campeão Paraibano e 1 título de Campeão Brasileiro da Série D, em 2013. Do outro lado, o Clube Náutico Capibaribe, fundado 07 de abril de 1901, com 24 títulos de Campeão Pernambucano e 1 título de Campeão Brasileiro da Série C, em 2019.
A história do clássico Botafogo x Náutico tem início num domingo, em 08 de dezembro de 1935, quando o Botafogo, surpreendentemente, goleou o Náutico por 9×3 no Estádio do Cabo Branco, em jogo amistoso. O Náutico jogava nessa época com 3 irmãos no time – os irmãos Carvalheira – Zezé, Fernando e Arthur. Vale destacar que o atleta Fernando Carvalheira é até hoje o segundo maior artilheiro da história do Timbu, com 185 gols anotados com a camisa alvirrubra. O árbitro foi Anchises Gomes. Marcaram gols para o Botafogo: Misael 3x, Pedrinho 2x, Juarez 1x, Pitôta 1x, Lucas 1x e Aderson 1x. Para o Náutico marcaram Arthur 2x e Fernando Costa 1x. O Botafogo venceu com: Pagé, Clodoaldo e Felix; Fernando, Zé Reis e Humberto Sorrentino (Zelequinha); Juarez (Lucas), Pedrinho, Aderson Eloy, Pitôta e Misael. Técnico: Flávio. O Náutico alinhou com: Epaminondas, Jorge (Salsinha) e Sílvio (Edson); Aparício, Hélio e Taurino; Zezé, Arthur, Osvaldo, Fernando e Estácio (João Manuel). Técnico: Joaquim Loureiro.
De lá prá cá, 13 de abril de 2025, já foram realizados 63 jogos entre essas tradicionais equipes. O último jogo entre ambos foi realizado em Recife, no Estádio dos Aflitos, pela Série C do Campeonato Brasileiro, em 11 de agosto de 2025, quando o Náutico derrotou o Botafogo por 2×0.
Assim, quando Náutico e Botafogo adentrarem o gramado do Estádio dos Aflitos no próximo sábado, 19 de abril de 2025, farão o jogo 64 da história dos confrontos entre essas tradicionais equipes nordestinas.
Veja a estatística completa dos confrontos na planilha em anexo…
