Hoje, 12 de abril de 2025, é o grande dia da rodada dupla de Derbies pelo Campeonato Brasileiro de Futebol.
Uma breve crítica se faz necessária: perdemos uma grande oportunidade de aproveitar essa junção dos jogos — masculino e feminino no mesmo dia — para promover de forma mais eficaz o confronto do feminino.
Se a CBF e os próprios clubes tivessem vontade, poderiam transformar essa coincidência tão rara em um momento de visibilidade, gerando maior divulgação para o futebol feminino.
Isso ampliaria as oportunidades de retorno na mídia, ajudando na presença de público e atraindo novos patrocinadores e valorizando ainda mais esse clássico que mexe com paixões de norte a sul, de leste a oeste do país.
Com o tamanho da procura por informações na internet, sobre o jogo do masculino fica a pergunta: por que não unir as ações de divulgação dos dois jogos?
Seria uma forma inteligente de capitalizar a atenção do público.
Mas vamos aos elogios para quem merece: os gestores de imagem das atletas. Eles captaram a informação de que seriam dois Derbies e criaram um excelente material de divulgação para as meninas, alinhado com a ideia dos dois jogos no mesmo dia.
Para quem não sabe: as artes que elas divulgam nas redes sociais geralmente não vêm dos clubes, mas de empresas que cuidam da imagem das atletas.
Observem as @ nos Instagrams delas.
Não vamos discutir aqui se isso fere ou não os contratos de licenciamento de imagem com os clubes — esse debate fica para outro momento.
Hoje, é dia de jogo, e nada deve perturbar o ambiente.
E após o apito final (expressão nada comum no meio do futebol), teremos uma nova coluna com comentários da partida, feitos no calor do momento, diretamente do estádio já que estaremos lá!