Pediram-me para publicar a história dos Confrontos entre Botafogo x Treze. Poderíamos resumir essa história comparando os títulos conquistados no Campeonato Paraibano:
*BOTAFOGO* 31×17 *TREZE*
Ou seja, o Botafogo tem quase o dobro de títulos de Campeão Paraibano que o Treze tem. Mas a história desses confrontos não poderia ser posta de uma forma tão simplista.
Esses confrontos simbolizam bem mais do que a rivalidade entre essas duas forças do futebol nordestino. Simboliza a rivalidade entre as duas maiores cidades da nossa querida Parahyba. E essa é a força maior que sustenta o futebol de nossa terra.
Os confrontos Botafogo x Treze mostram que esse clássico não tem favorito. Nunca teve. Fizemos um recorte nos confrontos, considerando só os jogos realizados no Estádio Almeidão. Veja o que detectamos.
O primeiro jogo entre ambos no Estádio Almeidão ocorreu quase três meses depois da inauguração do Estádio. Foi precisamente num domingo de 11 de junho de 1975 em que Botafogo e Treze decidiram o 1o turno do Campeonato Paraibano daquele ano. O Belo ganhou por 2×1 e, com isso, ao final do Campeonato seria o jogo que daria o título de Campeão Paraibano já que a FPF resolveu suspender o Campeonato ao fim do 2o turno, ganho pelo Treze. Botafogo e Treze compartilharam o título de Campeão Paraibano daquele ano. Veja a ficha técnica desse jogo:
*Domingo – 01/06/1975 – Estádio Almeidão*
*BOTAFOGO 2×1 TREZE*
Público: 24.484 pagantes
Renda: Cr$ 239.873,00
Juiz: José Marinho
Aux: Jair Pereira e Everaldo França
Gols: Bié 20/1 e Chico Explosão 15/2 (Botafogo); Adelino 20/2 (Treze)
*Botafogo:* Salvino, Jaminho, João Carlos, Celso e Evandro; Baltazar e Benício (Odon); Manuelzinho, Bié, Chico Explosão e Erasmo. Técnico: Pedrinho Rodrigues
*Treze:* Batista, Miro, Carioca, Antonino e Heliomar; Son e Carlinhos; Chiquinho, Adelino (Sandoval), Nilo e Fernando (Cicita). Técnico: Dante Bianchi
Por outro lado, precisamos alertar que o último jogo em que o Botafogo derrotou o Treze no Estádio Almeidão foi realizado numa 4a feira – 21 de abril de 2021 – pelo Campeonato Paraibano – quando o Belo venceu por 2×0, com gols de Juninho e Marcos Aurélio.
No geral já foram disputados 135 jogos, no Estádio Almeidão, entre Botafogo x Treze, nesses 51 anos de vida do Estádio. O Botafogo tem 59 vitórias (44%), o Treze tem 34 vitórias (25%). Houve 42 empates (31%).
Assim, quando Botafogo e Treze adentrarem o Estádio Almeidão na próxima 4a feira, farão o jogo de número 136 entre essas equipes. Estarei lá. Mas sou do futebol raiz. E caso o Botafogo ganhe, darei meu grito de guerra: “Matuto! Matuto! Matuto!”
*Pra cima deles, Belo!!!*
