quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
Atelier de Clóvis Júnior vira ponto turístico e artista sugere criação de um museu para potencializar a arte paraibana
15/01/2026

O atelier de um dos maiores artistas da arte Naif – estilo artístico caracterizado pela espontaneidade e pela ausência de formação acadêmica formal – do Nordeste, o paraibano de Guarabira, Clóvis Júnior, tem recebido diversos grupos de turistas de todo o país, incrementando uma rota cultural que é pouco perceptível pelas pessoas, mas que tem ganhado força nos últimos meses, principalmente, no período de férias de final de ano e verão. O artista divulgou nessa semana em sua conta do Instagram (@clovisdjunior) ter recebido um grupo de turistas do Rio de Janeiro.

Esse movimento tem ocorrido em ateliês de outros artistas paraibanos também e, por conta disso, Clóvis Júnior lamenta a falta de um espaço público para exposições permanentes dos artistas paraibanos, equipamento que poderia potencializar ainda mais esse roteiro. “O turista não vem para cá apenas atrás de praias, vem também conhecer arte e os artistas da região. Poucos sabem, mas as pessoas procuram esses roteiros. Pena que em João Pessoa nós não temos um museu para apresentar as obras e os artistas locais, um espaço permanente para poder receber esses turistas. A gente tem alguns ateliês na cidade de vários artistas, mas não há uma concentração dos trabalhos em um espaço único”, afirmou o artista.

As visitas ao atelier de Clóvis Júnior tem ocorrido de duas formas, basicamente. Por meio da agência ClioTur, que vende esse roteiro, ou então pela visibilidade das obras do artista que estão expostas em diversos hotéis de João Pessoa, nas faixadas de edifícios, entre outros locais. Há inclusive um painel de boas-vindas na entrada de Guarabira, cidade natal do artista.

“Como tenho muitas obras espalhadas pela cidade, muitos painéis expostos, hoje tenho uma exposição permanente na cidade, ao ar livre, e isso facilita com que muitas pessoas vejam e queiram conhecer mais o meu trabalho de perto”, pontuou.

Durante a visita ao atelier, os turistas conhecem as obras expostas e interagem com o artista. Clóvis Júnior faz uma apresentação, explicando o processo de produção, o estilo e o conceito de cada obra, e promove um bate-papo para tirar quaisquer dúvidas. Ele disse que alguns adquirem gravuras, um sourvenir ou mesmo uma camiseta. “Muitos ficam impressionados com o trabalho que faço e fico muito satisfeito com esse feedback”, disse.

Clóvis Júnior recebeu, em maio de 2025, o Diploma de admissão na Ordem do Mérito Cultural, na classe de comendador, documento assinado pela ministra da Cultura, Margareth Menenez, “por suas relevantes contribuições ao desenvolvimento da cultura brasileira e do país”. Uma de suas obras mais monumentais, o painel “Arte e Povo no Poder” (22 metros quadrados), integra o acervo da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Para contato com o artista, basta entrar em contato pelo Instagram ou consultar a agência ClioTur. O atelier fica na Rua Marechal Hermes da Fonseca, 959, no bairro do Bessa.

canal whatsapp banner

Compartilhe: