A Inglaterra conquistou de forma dramática a UEFA Women’s Euro 2025 ao bater a Espanha nos pênaltis, após empate por 1‑1 no tempo regulamentar e prorrogação, com Chloe Kelly cobrando com frieza o pênalti decisivo que confirmou o bicampeonato europeu.
Técnica da equipe, a holandesa Sarina Wiegman atinge a marca expressiva de três taças consecutivas da Euro Feminina, a anterior foi no ano de 2019, quando comandou a Holanda.
O governo britânico, reconhecendo a importância da conquista, fez uma recepção oficial para o time no número 10 da Downing Street, residência do primeiro-ministro.
A recepção foi comandada pela vice-primeira-ministra Angela Rayner e pela ministra dos esportes Stephanie Peacock.
O que é importante, pois o governo inglês transmite o quanto é importante o futebol feminino, como devem ser celebradas as conquistas femininas de modo oficial.
Esse tipo de recepção e a cobertura da imprensa a ela são muito importantes para estimular os jovens a iniciar uma carreira no futebol. Pois, como todo grande projeto, a carreira de atleta profissional se inicia no sonho de uma jovem.
A conquista da Eurocopa América qualifica as a inglesas como candidatas ao título da Copa do Mundo de 2027, aqui no Brasil.
Espero em breve fazer um texto falando da recepção das atletas brasileiras após a conquista da Copa América.