terça-feira, 1 de abril de 2025
América-MG denuncia fala de cunho sexual contra suas atletas
23/03/2025

O clube mineiro usou a sua conta no Instagram para tornar pública uma nota oficial em que narra acontecimentos extracampo, ocorridos neste sábado  (22) de março de 2025.

Segundo a nota, um membro da equipe de arbitragem, antes do início da partida, para a qual estava escalado para trabalhar, proferiu palavras e fez piadas de cunho sexual sobre as atletas mineiras.

Abaixo, a nota oficial do clube

O América Futebol Clube vem a público manifestar seu profundo repúdio e indignação diante de um episódio repugnante ocorrido neste sábado (22), na estreia da equipe no Campeonato Brasileiro Feminino.

Após a partida contra o Juventude, em Bento

Gonçalves, atletas de nossa equipe registraram um boletim de ocorrência e prestaram queixa em uma delegacia da cidade contra um dos árbitros auxiliares do jogo. Antes do início da partida, através do rádio comunicador, entre seus pares de profissão, o profissional proferiu palavras e piadas de cunho sexual, se referindo às nossas atletas, em um comportamento absolutamente inaceitável e que configura grave ofensa. O Clube confia que as autoridades competentes atuarão com rigor na apuração dos fatos e na aplicação das sanções ao agressor. Na próxima segunda-feira (24), enviaremos um ofício à CBF, relatando o ocorrido e colocando-se à disposição para colaborar com as investigações e com a implementação de medidas que previnam a reincidência de casos como este. O América Futebol Clube reafirma seu compromisso com a promoção de um ambiente esportivo respeitoso e livre de qualquer forma de violência.

Como não tivemos a oportunidade de ler o boletim de ocorrência, deixamos de tecer maiores comentários, sobre o fato.

Antes de encerrar, devemos recordar que é direito de todos os residentes no Brasil serem considerados inocentes, até que exista uma sentença criminal, da qual não caiba mais recurso, dizendo que aquela pessoa cometeu um crime.

Atualizado às 19h50 – Após acusação de assédio sexual, a CBF afastou, neste domingo (23), o assistente de arbitragem Claitom Tim. Ele faz parte da Federação Gaúcha de Futebol.
Leia também. A denúncia foi feita por jogadoras do América-MG em jogo contra o Juventude no sábado (22/3). A partida foi válida pela 1ª rodada do Brasileirão Feminino.

Compartilhe:
sobre
Futebol Feminino
Futebol Feminino

Higor Maffei Bellini é advogado, radicado em São Paulo, defensor dos direitos das atletas do futebol feminino em todo o Brasil.