O Brasileirão de 2025 começou no fim de semana com grandes clássicos, estádios lotados, gols e defesas bonitas e bastante equilíbrio. A competição teve início no sábado (29) com seis jogos. No confronto entre Fortaleza e Fluminense, no Castelão, os mandantes levaram a melhor: 2 a 0, gols de Lucero, o primeiro do campeonato, e Tinga, de cabeça. No Alfredo Jaconi, com dois gols de Taliari, o Juventude venceu o Vitória pelo mesmo placar.
Já no Mineirão, o Cruzeiro derrotou o Mirassol por 2 a 1, na primeira vitória do time sob o comando do técnico português Leonardo Jardim. Dudu e Gabigol, com um toque sutil, marcaram para os anfitriões. Quando o placar era de 2 a 0, o goleiro Cássio defendeu um pênalti cobrado por Reinaldo. Minutos depois, Lucas Ramon fez o gol dos paulistas.
O mando de campo prevaleceu também na Arena do Grêmio, onde o Tricolor gaúcho bateu o Atlético-MG por 2 a 1. Arezo fez 1 a 0 para os gaúchos e Edenilson marcou o segundo gol ainda na etapa inicial. Rony descontou para o Galo na etapa final. Um dos destaques do jogo foi o goleiro Volpi, que parou o ataque do Atlético pelo menos quatro vezes.
No Morumbis, São Paulo e Sport fizeram a única partida sem gols no sábado. Poderia ter sido diferente se Calleri, do Tricolor paulista, não tivesse desperdiçado um pênalti aos 2 minutos do primeiro tempo. Ele chutou por cima do travessão. No segundo tempo, o São Paulo manteve-se no ataque e Luiz Gustavo chegou a chutar uma bola na trave
Diante de mais de 48 mil pessoas, o último jogo de sábado, disputado no Maracanã, reuniu Flamengo e Internacional, que ficaram no 1 a 1. O visitante saiu em vantagem, com gol de Bruno Henrique. Léo Pereira empatou para o Rubro-Negro, que pressionou bastante o Inter no segundo tempo e por pouco não venceu o jogo.
Outro empate foi registrado no primeiro jogo do domingo (30) – Palmeiras 0 x 0 Botafogo, no Allianz Parque, num confronto entre os dois últimos campeões brasileiros. O Palmeiras ganhou o campeonato em 2023 e o Botafogo, em 2024.
Os cariocas foram mais intensos no primeiro tempo e o time da casa só reagiu na segunda etapa. Já no finalzinho da partida, no lance mais claro de gol, Flaco López entrou sozinho na área e chutou forte. O goleiro John, do Botafogo, evitou o gol com ótima defesa.
No Rio, pouco depois, o Vasco venceria o Santos de virada por 2 a 1, resultado que deixou eufórica a torcida vascaína em São Januário. Barreal fez o gol santista ao encobrir com categoria o goleiro Léo Jardim e Nuno Moreira e Vegetti inverteram o placar.
Mais tarde, Bahia e Corinthians se enfrentaram na Arena Fonte Nova, diante de mais de 39 mil pessoas. O Tricolor foi o primeiro a marcar, com Gilberto. No início do segundo tempo, Everton Ribeiro foi expulso após receber o segundo cartão amarelo, o que prejudicou muito o Bahia, animando o Corinthians a atacar cada vez mais em busca do empate.
Foi o que ocorreu aos 44 do segundo tempo, numa cabeçada do espanhol Héctor Hernández, para alegria dos corintianos e frustração dos torcedores do Bahia que já davam como certos os três pontos da partida.

Nesta segunda-feira (31), a primeira rodada do Brasileirão será concluída com o jogo Red Bull Bragantino x Ceará, às 20 horas, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.