O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou presença em sua aguardada viagem ao Nordeste, com passagem por Pernambuco e pela Paraíba, nesta quarta-feira (28). Na agenda, está prevista a visita ao município de Cachoeira dos Índios, no sertão paraibano, onde Lula participará de inaugurações de obras sociais e de infraestrutura. A viagem, que chegou a ser ameaçada por uma crise de labirintite sofrida pelo presidente na véspera, foi oficialmente mantida após avaliação médica.
A visita ao estado estava inicialmente prevista para o dia 21, mas foi adiada devido a um desencontro de agendas com o governador João Azevêdo (PSB), que, na data original, participava da inauguração do Centro de Convenções de Campina Grande — uma das maiores obras do governo estadual. Agora, com a viagem confirmada, a expectativa é de que o presidente retome sua agenda com foco na entrega de investimentos no interior nordestino.
Crise de labirintite e exames
Lula, de 79 anos, passou mal na tarde de segunda-feira (27), após o almoço, e foi atendido pela médica da Presidência, Ana Helena Germoglio, que o encaminhou ao Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Exames de sangue e de imagem foram realizados e os resultados não indicaram alterações graves. O diagnóstico foi de vertigem associada à labirintite, e o presidente retornou ao Palácio da Alvorada, onde permaneceu em repouso.
Por orientação médica, o presidente cancelou sua participação, nesta terça-feira (28), na cerimônia do Dia do Diplomata, no Palácio Itamaraty, sendo representado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). No entanto, após nova reavaliação ao longo do dia, Lula foi considerado apto a retomar os compromissos oficiais.
Histórico recente de saúde
Essa não é a primeira intercorrência de saúde de Lula nos últimos meses. Em outubro de 2023, ele sofreu uma queda no Palácio da Alvorada, o que postergou o check-up anual para fevereiro deste ano. Na ocasião, passou por internação e repouso prolongado. Desde então, tem mantido uma agenda pública cautelosa, principalmente em viagens mais longas.
Viagem ao Sul também está mantida
Além do roteiro pelo Nordeste, a viagem de Lula a Santa Catarina, marcada para a quinta-feira (30), também foi confirmada pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom). O giro pelo país faz parte da estratégia do governo de reforçar a entrega de obras e projetos sociais em diferentes regiões, especialmente em áreas de base eleitoral estratégica.