O presidente em exercício da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), esteve nesta sexta-feira (6) em Campina Grande, na Paraíba, onde lançou oficialmente o programa Brasil Mais Produtivo. O evento ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB) e fez parte da programação do Diálogo Sobre a Competitividade e Combate ao Custo Brasil, dentro do encontro da Associação Nordeste Forte, que reúne líderes das federações industriais dos nove estados nordestinos.
Ao lado de representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo, Alckmin destacou a importância da iniciativa para a retomada da indústria brasileira.
“É fundamental para o país ter uma indústria que cresça”, afirmou o presidente em exercício. “O Brasil tem a missão do fortalecimento da indústria nacional em pelo menos seis setores diferentes para garantir o crescimento da economia nacional”.
Durante o evento, Alckmin também anunciou que o governo pretende realizar, entre junho e julho, o primeiro leilão de armazenamento de energia limpa do país, com o objetivo de fortalecer o mercado de energias renováveis, reduzir os custos com eletricidade e atrair empresas de tecnologia para o Brasil.
Consultorias gratuitas para empresas
O Brasil Mais Produtivo é uma iniciativa integrada à política da Nova Indústria Brasil e tem como foco o aumento da produtividade, a redução de custos e a elevação da competitividade das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) industriais, comerciais e de serviços. O programa oferece consultorias técnicas e gratuitas, financiadas por parceiros como o Sebrae e o Senai, para apoiar empresários na adoção de novas tecnologias, melhoria de processos produtivos e inovação.
Desde seu lançamento em 2023, o programa já engajou cerca de 17 mil negócios na Plataforma de Produtividade, o que representa 8,49% da meta de 200 mil até 2027. Já foram realizados mais de 14 mil atendimentos industriais e 30.700 voltados ao comércio e serviços, atingindo quase metade da meta de 93 mil atendimentos até o fim de 2027.
A passagem de Alckmin pela Paraíba integra uma série de roadshows organizados pelo Sebrae e Senai em diversas cidades do país, com o objetivo de apresentar regionalmente os benefícios do Brasil Mais Produtivo e debater soluções para o chamado Custo Brasil — um conjunto de entraves estruturais, burocráticos e econômicos que elevam o custo de produção no país.