segunda-feira, 31 de março de 2025
Águas do mar entre as praias do Bessa e Intermares continuam poluídas, aponta relatório da Sudema
29/03/2025 10:06 am
Da redação do ON Arquivo

O trecho do maceió do Rio Jaguaribe, que delimita as praias do Bessa, em João Pessoa, e Intermares, em Cabedelo, continua impróprio para o banho. É o que indica o relatório de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira, dia 28, pela Superintendência de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Sudema).

As equipes da Sudema, além das Secretarias de Meio Ambiente de João Pessoa e Cabedelo, têm monitorado as águas da área. O primeiro órgão realiza análises da água do mar, enquanto os demais as condições do Rio Jaguaribe, onde constataram bastante poluição, o que provocou uma mancha escura no mar recentemente.

Além desse trecho, o litoral paraibano possui mais cinco pontos sem condições de banho devido à poluição, dois deles na capital e três no município de Pitimbu, no litoral sul. O relatório é válido até a próxima sexta-feira, dia 4 de abril. As coletas de amostras ocorreram na quinta-feira, dia 27, e sexta-feira, dia 28.

Em João Pessoa, estão impróprios os setores nas galerias pluviais na Praia do Seixas no final da Rua Manoel Cândido Soares, na Praia de Jacarapé. Em Pitimbu, os trechos impróprios são: Em frente à desembocadura do Riacho do Engenho Velho, no final da Rua Almirante Tamandaré, na área urbana da cidade, e na saída da primeira Lagoa.

A Sudema aponta que orientação aos banhistas é que evitem entrar na água 100 metros à direita e 100 metros à esquerda dos pontos de monitoramento da água. A Sudema realiza o monitoramento de 62 pontos do litoral do estado. O atual relatório é válido até a próxima sexta-feira, dia 7 deste mês.

Para informações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Sudema através do telefone (83)98814-7699 ou (83) 3690-1986; ou ainda pelo e-mail ouvidoria@sudema.pb.gov.br. O site da Sudema é: www.sudema.pb.gov.br.

Compartilhe: