domingo, 7 de dezembro de 2025
Herói do Flu, Hércules jogou na 2ª divisão do Ceará e lesão impediu ida para a Itália
05/07/2025 00:27
Site Fifa Site Fifa

Autor de dois gols em duas partidas na fase eliminatória do Mundial de Clubes da FIFA 2025™, Hércules viveu um conto de fadas nesta sexta-feira em Orlando. A realidade do volante de 24 anos mudou em pouco tempo até ser coroado com o gol de classificação para a semifinal do torneio. Quatro anos antes de marcar no 2 a 1 contra o Al Hilal e garantir o Fluminense FC, ele era negociado por R$ 250 mil, valor modesto diante das cifras gastas pelo time saudita ou pela Internazionale de Milão, contra quem também já havia marcado.

À época, foi esse o valor que o Fortaleza pagou ao Atlético Cearense, um clube que disputava a quarta divisão do futebol brasileiro. Antes, o então promissor jogador de Jaicós, no interior do Piauí, havia atuado por Tiradentes e Crato, ambos na segunda divisão do campeonato estadual do Ceará.

Em entrevista à Rádio CBN após o primeiro gol de Hércules nos EUA, o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, disse que torce para o sucesso de Hércules como se ainda representasse o seu clube. Nas três temporadas em que atuou de forma consistente no time principal do Fortaleza, ele já se destacava por marcar gols. Foram 19 gols em 136 partidas. Hércules foi contratado pelo Fluminense para a temporada de 2025 na maior venda da história do clube cearense.

“Um garoto piauiense, que vem tentar a vida no nosso estado, chega no Tiradentes, depois vai para o Atlético [Cearense], o Fortaleza o traz para o sub-23, vira o ano e ele já está no elenco da Libertadores [de 2022]. Ele chega em 2021 e começa o ano seguinte dentro do elenco principal”, relembrou Paz ao falar sobre a trajetória meteórica do atleta.

Jogador da Partida Michelo Ultra após entrar no segundo tempo e voltar a marcar, Hércules demonstrou timidez na entrevista coletiva após a vitória.

“É muito especial fazer esses dois gols. Foram muito importantes para mim e para o grupo. Ajudei a equipe hoje de novo com outro gol, correndo, marcando, dando a vida dentro de campo para os meus companheiros”, disse à FIFA ao receber o prêmio. “Estou muito feliz por ser o melhor da partida. Dedico isso aos meus companheiros, ao grupo que me deu força para seguir trabalhando firme e forte. Vamos continuar trabalhando porque vem mais coisa boa por aí.”

Ele falou também sobre o trajeto difícil de sua curta carreira.

“O que está acontecendo é fruto de muito trabalho. Saí do Fortaleza, vim para cá, minha caminhada foi complicada. Nos lados dos Nordeste, as coisas são mais difíceis, mas nunca desisti. Sempre tinha minha família do meu lado dando força. Sempre vou trabalhar para fazer mais gols”, disse.

Mesmo depois de ir para o Fortaleza, na elite do futebol brasileiro, Hércules enfrentou dificuldades. Em julho de 2023, o clube cearense tinha na mesa uma proposta do Lecce, da Itália. Uma grave lesão, no entanto, tirou do então jovem de 22 anos a oportunidade da negociação internacional. Hércules sofreu uma lesão no Ligamento Cruzado Anterior (LCA) do joelho esquerdo e ficou nove meses fora dos campos, o que pôs fim à negociação. “Ele voltou da lesão, havia a dúvida se voltaria bem, voltou bem, forte e até melhor. Ele representa muito o que é o Fortaleza”, disse Paz.

Autor do primeiro gol do Tricolor contra o Al Hilal, Martinelli falou sobre o gol de Hércules. Como já tinha recebido um cartão amarelo no primeiro tempo, foi justamente o volante que deixou o campo para a entrada do companheiro na volta do intervalo. “Ele é um moleque que merece, trabalha muito. No Fluminense, todo mundo que entra está preparado para vestir essa armadura”, disse Martinelli.

canal whatsapp banner

Compartilhe: