O anúncio foi feito em tom solene, com direito a pronunciamento oficial do maior ídolo do clube, Zico. “Se fôssemos um país, teríamos a 36ª maior população do mundo”, justifica Zico
Há gente que sonha grande. Há quem sonhe além do possível. E há quem acredite ser Deus. Talvez o Flamengo esteja nesse último estágio ao lançar, nesta terça-feira (9), uma campanha mundial pedindo à ONU que reconheça oficialmente a Nação Rubro-Negra como a primeira “Nação simbólico-cultural” do planeta.
O anúncio foi feito em tom solene, com direito a pronunciamento oficial do maior ídolo do clube, Zico. “Se fôssemos um país, teríamos a 36ª maior população do mundo. Somos mais de 45 milhões de pessoas unidas sob uma mesma bandeira”, disse o Galinho, defendendo que a torcida rubro-negra seja considerada uma nação não por limites geográficos, mas por “sentimento coletivo”.
O clube explica que a ideia é “engajar a imensa torcida rubro-negra em torno de um movimento simbólico”, buscando uma validação internacional para algo que já se manifesta culturalmente. Uma petição online já está disponível para que torcedores assinem o pedido.
Na retórica grandiloquente do projeto, o Flamengo se apresenta como um país à parte, com música, heróis, tradições, cultura própria e um povo espalhado pelo planeta. “Pleiteamos que a ONU reconheça a Nação Rubro-Negra como a primeira Nação simbólico-cultural do mundo”, arrematou Zico.
A comparação soa tão ousada quanto questionável. Afinal, se a ONU aceitasse a lógica, outras torcidas — e até fenômenos culturais globais, como Beatles, Star Wars ou o próprio futebol em si — poderiam reivindicar o mesmo status. Mas o Flamengo, fiel à sua conhecida megalomania, decidiu se adiantar e pedir o “selo oficial” de nação.
O fato é que, para milhões de torcedores, a campanha soa como motivo de orgulho. Para outros, porém, reforça a percepção de que o clube atravessa uma fase em que já não sabe mais distinguir paixão de delírio.
Maiores torcidas do mundo
O Flamengo pode até se apresentar como a maior torcida do planeta, mas os números não confirmam essa versão. Segundo levantamento recente, a maior torcida do mundo pertence ao Barcelona, com 58,2 milhões de seguidores, bem acima dos 42 milhões rubro-negros.
Top 10 das maiores torcidas do mundo:
1. Barcelona (Espanha): 58,2 milhões
2. Flamengo (Brasil): 42 milhões
3. Chivas Guadalajara (México): 33,8 milhões
4. Corinthians (Brasil): 32,2 milhões
5. Real Madrid (Espanha): 31,3 milhões
6. Manchester United (Inglaterra): 30,6 milhões
7. América (México): 26,4 milhões
8. Borussia Dortmund (Alemanha): 23 milhões
9. Chelsea (Inglaterra): 21,4 milhões
10. Bayern de Munique (Alemanha): 20,7 milhões
Se a ONU realmente fosse analisar a proposta com base na dimensão das torcidas, a honraria da “primeira nação simbólico-cultural do mundo” caberia ao Barcelona, e não ao Flamengo. Reconhecemos a grandeza da Nação Rubro-Negra, mas não dá para entender por que querer passar na frente de outro clube que, neste quesito, é ainda maior.