domingo, 7 de dezembro de 2025
Como Palmeiras vai reconstruir sistema defensivo para enfrentar o Chelsea
30/06/2025 12:23
Site Fifa Site Fifa

Abel Ferreira terá de quebrar a cabeça para reconstruir a defesa do SE Palmeiras para o confronto contra o Chelsea FC, nesta sexta-feira (5), na Filadélfia, que irá decidir um dos semifinalistas do Mundial de Clubes da FIFA 2025™.

O treinador português, que já não podia contar com o zagueiro Murilo, que sofreu uma contusão na coxa esquerda e não deve mais participar da competição, perdeu mais dois titulares do setor para o confronto contra os ingleses.

O zagueiro e capitão Gustavo Gómez foi expulso e o lateral esquerdo Joaquín Piquerez recebeu o segundo cartão na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, no último sábado. Ambos terão de cumprir suspensão nas quartas.

Assim, o único titular da linha defensiva do Palmeiras no encontro com o Chelsea deve ser o argentino Agustín Giay, atual dono da lateral direita.

Quem entra?

A não ser que opte por mudar o esquema tático, Abel precisa encontrar em sua lista de inscritos para um Mundial um novo zagueiro e um lateral esquerdo para serem escalados contra os ingleses.

Para o miolo da zaga, Bruno Fuchs deve ser mantido na vaga que originalmente pertence a Murilo. Micael larga na frente para ser seu companheiro, já que foi utilizado nos minutos finais das oitavas. Naves, Benedetti e até mesmo um improviso do lateral direito Marcos Rocha são outras opções possíveis.

Já na esquerda, Vanderlan é o substituto direto de Piquerez e o único reserva da posição que o Palmeiras levou para os Estados Unidos. Marcos Rocha e Mayke também já jogaram por ali, mas em situações emergenciais.

Sete pendurados

Além dos jogadores que já estão suspensos, o Palmeiras irá encarar o Chelsea com sete jogadores pendurados e, por conta disso, correndo risco de ficar de fora de uma eventual semifinal.

Giay, Richard Ríos, Raphael Veiga, Felipe Anderson, Weverton, Estêvão e Aníbal Moreno receberam um amarelo no Mundial e serão suspensos caso sejam advertidos novamente pela arbitragem.

Esses jogadores só estarão livres para levarem novamente um cartão sem risco de suspensão a partir das semifinais, quando as punições aplicadas anteriormente serão “zeradas”.

Baixa do Chelsea

As suspensões não são um tormento apenas para Abel. O Chelsea também terá de superar uma importante baixa no confronto decisivo de sexta por conta do acúmulo de cartões amarelos.

O meia equatoriano Moisés Caicedo, eleito o Jogador da Partida Michelob Ultra na goleada por 4 a 1 sobre o Benfica, que classificou os ingleses para as quartas, recebeu a segunda advertência e será desfalque.

As principais opções de Enzo Maresca para substituí-lo passam por improvisar o lateral direito Malo Gusto no meio-campo, recuar Cole Palmer para a faixa de armação de jogadas ou simplesmente lançar como titular o recém-contratado português Darío Essugo, que é mesmo um jogador da posição.

canal whatsapp banner

Compartilhe: