No dia 14 de novembro, tive o prazer de conhecer pessoalmente o projeto Daminhas da Bola, uma iniciativa que vai muito além do desporto.
Localizado na Baixada Fluminense, mais precisamente em Duque de Caxias, o projeto atua com meninas no futebol de base, oferecendo treinos, formação técnica e sobretudo valores humanos.
Mais do que formar atletas, o Daminhas da Bola tem como missão formar seres humanos conscientes, responsáveis e empoderados. Afinal, antes do atleta, existe o humano.
Atualmente, o projeto passa por uma reformulação administrativa, visando melhorar o atendimento às meninas e expandir o seu reconhecimento para além do universo do futebol feminino.
É um trabalho essencial, que oferece oportunidades, representatividade e formação cidadã a jovens que, muitas vezes, não encontram espaço nos clubes tradicionais.
Foi uma experiência enriquecedora e inspiradora. E que me fez ter certeza que a cada dia que passa, o futebol feminino está transformando para melhor a vida de meninas em todos os cantos do Brasil.
E hoje, 15 de novembro, estou no estádio do Canindé para ver de perto a Ladies Cup, destinada as jovens jogadoras que em breve estarão nas equipes de cima.
A base vem forte no feminino também