O mercado brasileiro e os amantes dos utilitários esportivos de médio porte vão ganhar nas próximas semanas mais um concorrente de peso para disputar o segmento com Toyota Corolla Cross e Jeep Compass. É o Renault Boreal, produto que abriu nesta semana a fabricação mundial em série do modelo no complexo industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).
Apresentado mundialmente em São Paulo, no mês de julho, o Boreal começa a ser vendido em novembro no Brasil e, a partir de 2026, segue para 17 países latino-americanos e Turquia, além de outros mercados menores. Considerado o SUV high-tech da Renault, a marca investiu R$ 2 bilhões no desenvolvimento e produção do modelo no País.
Com preços que devem começar em torno de R$ 200 mil, o SUV terá três versões de acabamento – Evolution, Techno e Iconic – e será equipado com o motor 1.3 TCe turbo flex de quatro cilindros e 16 válvulas com injeção direta, o mesmo da versão top de linha do Duster. O conjunto gera 163 cv de potência e 27,5 kgfm de torque com o uso do etanol e 156 cv de potência e 25,5 kgfm de torque com o uso de gasolina.
No interior, o Renault Boreal conta com painel de instrumentos de 10 polegadas e a central multimídia tem conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, carregador de celular por indução, ar-condicionado digital de duas zonas, freio de estacionamento e teto solar panorâmico.
O novo SUV da marca francesa, que mede 4,56 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,65 m de altura e tem 2,70 m de entre-eixos, tem câmbio automatizado de dupla embreagem EDC de seis marchas, freios a disco nas quatro rodas e suspensão independente do tipo McPherson e por eixo de torção. A capacidade do porta-malas é para 522 litros em condições normais e para 1.279 litros com os bancos traseiros rebatidos.
No pacote tecnológico, o motorista conta com sistemas de assistência como alerta de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma emergencial, assistente de centralização e de mudança de faixa, alerta de saída segura, além de quatro câmeras que oferecem visão 360º. Elas também ajudam o carro a estacionar sozinho com o sistema park assist, que também conta com sensores de estacionamento dianteiros, traseiros e laterais.
