terça-feira, 1 de abril de 2025
Futebol feminino passa a ter a sua própria janela de transferências; ainda bem
20/03/2025

Que o calendário do futebol feminino no Brasil é diferente daquele aplicado ao futebol masculino não é novidade, como não é o mesmo sistema de disputa do campeonato.

Lembrando desta diferença agora em março de 2025, a CBF traz uma importante modificação que acabará auxiliando a todos os envolvidos na disputa do futebol feminino no Brasil, já que existirá uma janela de transferência para as mulheres. Isso foi possível em razão da atualização de seu Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas (RNRTAF) para a temporada de 2025.

É o RNRTAF quem traz toda a regulamentação sobre as transferências de atletas, bem como registros destas mudanças de empregos.

Sempre bom lembrar que ser jogador de futebol é ser um empregado de um clube. E agora trazendo a seguinte particularidade para as mulheres:

No caso do futebol feminino, a rescisão por mútuo acordo ou o encerramento do contrato especial de trabalho desportivo (inclusive de empréstimo) com o clube anterior, ou a cessão temporária, ocorrida(o) após o término do primeiro período de registros de 2025, sendo que, nesses casos, a solicitação de transferência deve ser concluída no SNR de 17/03/2025 até o dia 14/04/2025 e a atleta em questão necessariamente deverá ser inscrita pelo novo clube para disputar o Campeonato Brasileiro Feminino A1

Esse fato, como acaba de me lembrar uma amiga, facilita para as atletas que estão trabalhando no exterior, pois deixa a possibilidade da atleta vir ao Brasil, quando estiverem resolvidas as competições na Europa. Porque normalmente acaba na Europa e não dava tempo de se escrever.

Por isso não podemos estranhar de verem atletas chegando da Europa, ou de outros lugares, com a competição em andamento já que se inicia nesse próximo final de semana, quem sabe o telefone dos agentes ou das jogadoras já não estejam tocando com propostas.

Eu não sei como essa mudança afetará a competição, já que quem começa o campeonato poderá não terminar em razão da existência desta janela, mas em dezembro faremos a análise

Mas já adianto que vejo com muito bons olhos a CBF lembrar que a realidade do futebol feminino é distinta do masculino em mais esse aspecto do calendário, e fazer essa mudança é um ajuste bem-vindo

Compartilhe:
sobre
Futebol Feminino
Futebol Feminino

Higor Maffei Bellini é advogado, radicado em São Paulo, defensor dos direitos das atletas do futebol feminino em todo o Brasil.