O café possui diversos benefícios para a saúde, incluindo efeitos positivos no desempenho físico e cerebral, redução do risco de doenças crônicas e melhora do humor. No entanto, o consumo deve ser moderado para evitar efeitos colaterais como ansiedade e insônia.
Além de tudo, o café nosso de cada dia é mais do que um aliado para começar o dia com energia. Seus compostos bioativos, como cafeína, ácido clorogênico e polifenóis, podem beneficiar a saúde do fígado, ajudando a reduzir o acúmulo de gordura, inflamação e fibrose hepática.Leia também:Médico revela a pior bebida para quem tem gordura no fígado
Como o café protege o fígado?
Especialistas explicam que o café neutraliza radicais livres, responsáveis pelo estresse oxidativo que danifica as células hepáticas. “Estudos mostram que o café é rico em antioxidantes, com efeitos contra fibrose e formação de células neoplásicas, além de estimular a autofagia celular, promovendo a renovação das células”.
A gordura no fígado compromete o funcionamento do órgão e pode causar doenças
O fígado metaboliza e elimina toxinas das substâncias ingeridas
O café melhora o metabolismo de gorduras no fígado, reduzindo inflamação e acúmulo de gordura ao aumentar a sensibilidade à insulina. Antioxidantes como ácido clorogênico, polifenóis e diterpenos (cafestol e kahweol) ativam enzimas protetoras do fígado.