Enquanto o mundo se prepara para assistir neste domingo a final da Copa do Mundo de Clubes entre PSG e Chelsea, por aqui a bola volta a rolar no Campeonato Brasileiro. É a vida real que retorna para os torcedores, após um mês de pausa por causa do Mundial — tempo suficiente para clubes se movimentarem dentro e fora de campo.
A 13ª rodada começa neste sábado (12) e marca a retomada do campeonato com oito jogos — incluindo clássico carioca (Vasco x Botafogo), clássico cearense (Fortaleza x Ceará), além do confronto entre dois gigantes: Flamengo x São Paulo.
Mesmo sem representantes na grande decisão do Mundial, o futebol brasileiro deixou sua marca. Fluminense venceu a Inter de Milão por 2 a 0, o Flamengo aplicou 3 a 1 no Chelsea e o Botafogo surpreendeu o PSG com um 1 a 0 histórico. O saldo positivo atraiu de novo os holofotes internacionais: o Brasileirão volta a ser transmitido para o exterior, encerrando um jejum de um ano e meio “no escuro”.
Novidades fora de campo
O mês de paralisação não significa dizer que os clubes estavam “parados”, Três clubes trocaram de técnicos: o São Paulo demitiu Luis Zubeldía e trouxe de volta o argentino Hernán Crespo; o Botafogo encerrou a passagem de Renato Paiva e apostou em Davide Ancelotti; e o Vitória contratou Fábio Carille, que deixou o Santos.
Além disso, o Brasileirão ganhou nova visibilidade com o anúncio de transmissões internacionais, fortalecendo sua posição no cenário global.
As mudanças também atingiram os elencos. Willian Arão e Igor Vinícius chegaram ao Santos. O Internacional trouxe Alan Benítez, ex-Cerro Porteño. E nomes como Jorginho (no Flamengo) e Álvaro Montoro (no Botafogo) estão prontos para estrear.
Veja os jogos da 13ª rodada:

Sábado (12/07)
• 16h30 – Flamengo x São Paulo
• 16h30 – Internacional x Vitória
• 18h30 – Vasco x Botafogo
• 21h00 – Bahia x Atlético-MG
Domingo (13/07)
• 19h00 – Corinthians x RB Bragantino
• 20h30 – Cruzeiro x Grêmio
• 20h30 – Fortaleza x Ceará
Segunda (14/07)
• 20h00 – Juventude x Sport
Os jogos de Palmeiras (contra Santos) e Fluminense (contra Mirassol) foram adiados por causa do Mundial de Clubes.