Hoje, sábado, 30 de agosto de 2025, terá lugar a final da Taça das Favelas São Paulo 2025, na Mercado Livre Arena Pacaembu. Estaremos lá prestigiando e acompanhando essas jogadoras, defendendo as suas comunidades.
Essa competição é importante também para as atletas, que a disputa, creio eu, é muito mais importante para as comunidades, já que nessa competição elas são vistas e têm voz, trazendo o orgulho de dizer “sou da quebrada” (expressão, acho que típica de São Paulo) que ganhou a taça.
Mano (outra de São Paulo), só quem é sabe da importância que essa competição, bem como as outras de várzea, possuem para trazer respeito a quem disputa e leva o troféu.
Os portões do meu, do seu, do nosso Pacaembu abrem às 12h para a partida que terá a transmissão ao vivo pela TV Globo.
A final feminina, que é a que nos interessa, acontece às 14h. Tendo, de um lado, a campeã em 2024, Cidade Tiradentes, que representa o lado leste da capital e que pode se tornar a primeira bicampeã da competição. No começo deste ano, pude conversar com os representantes e conhecer a estrutura dessa equipe. E gostei do que escutei e pude ver.
Do outro lado, teremos a Michihisa Murata, da Brasilândia, que, para a zona Norte, saiu da Série B e foi crescendo ao longo da competição; agora vai em busca do seu primeiro título.
Mas já ganhou o futebol feminino, que vai demonstrar para as meninas dessas e de todas as quebradas que é possível jogar futebol, sim.