O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta quarta-feira, dia 15, um novo alerta de chuvas intensas para a Paraíba. Destinado à região do Sertão, o boletim é “Amarelo” de “Perigo Potencial” e é válido até às 10h desta quinta-feira, dia 16. Também foi emitido um alerta “Laranja” de “Perigo”. Juntos, os dois alertas abrangem 107 municípios paraibanos. Três cidades já ultrapassaram 100 milímetros de chuva acumulada em um único dia: Aguiar, Sousa e Poço Dantas.
O alerta “Laranja” abrange 33 cidades paraibanas localizadas no Sertão e Alto Sertão. A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos entre 60 a 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O alerta amarelo abrange 74 municípios paraibanos. A previsão para a região é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h). Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Os dois boletins do Inmet são válidos até às 10h da manhã desta quinta-feira, dia 16.
Porém, é preciso atenção, porque a região vem recebendo grandes volumes de chuvas nos últimos dias e, portanto, o chão já está em encharcado. As chuvas da terça-feira foram intensas no Sertão. A cidade de Aguiar registrou 146,7 milímetros, seguida de Sousa com 140 milímetros e Poço Dantas com 101 milímetros.
Em Sousa, a chuvarada com raios, trovões e ventos fortes fez com que a água alagasse ruas e invadissem casas. A Hospital Regional de Sousa teve parte do muro desabado e a água chegou a entrar em áreas como a recepção, mas sem prejudicar o atendimento.
Da redação do ON com informações do Inmet
Foto: Secom-PB/Arquivo