O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, postou uma foto nas redes sociais com um mapa falso dos EUA que engloba o território do Canadá. A postagem acontece logo após o futuro ocupante da Casa Branca, que assume no próximo dia 20 o cargo, ter feito declarações polêmicas com ameaças à soberania do Canadá, do território da Groenlândia, que pertence à Dinamarca, e ao Panamá, que administra o canal que leva o nome do país.
Na postagem, o território dos EUA e do Canadá aparece unificado sob uma bandeira americana. Trump disse várias vezes: “O Canadá deveria ser o ’51º estado’ dos Estados Unidos”. Ele tem defendido a anexação dos país vizinho e argumenta que os EUA sofrem com subsídios e déficits comerciais.
Donald Trump chegou a dizer que o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau se demitiu do cargo por ter ciência da necessidade de submeter o seu país ao vizinho mais poderoso. O americano afirmou que a união das duas nações representaria benefícios para as populações de ambos os países.
Trump também afirmou que o território da Groelândia, que pertence a Dinamarca, é importante para a segurança dos EUA e deveria ser também anexado ao país. Ele ameaçou ainda o Panamá de retomar a administração do canal que liga os Oceanos Atlântico e Pacífico e é fundamental para o comércio mundial. Nos dois casos, ele não descartou o uso da força militar.
Da redação do ON com agências internacionais
Imagem: Reprodução
Siga o canal de O Norte Online e receba as principais notícias da Paraíba e do mundo direto no seu WhatsApp!