Redação ON
O dia 8 de janeiro de 2024, exatamente dois anos depois da invasão e depredação do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto por extremistas de direita, será marcado por um evento na Praça dos Três Poderes, a partir das 9h30.
Sabe-se que, pelo script, que o presidente Lula descerá a rampa do Planalto com integrantes dos Três Poderes, semelhante à caminhada feita por ele 1 dia depois dos ataques em 2023.
Mas sabe-se também que nem Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado; nem Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, comparecerão ao ato. Pacheco será representado pelo vice-presidente da Casa, o senador paraibano Veneziano Vital (MDB-PB).
O curioso é que os dois favoritos para assumir o Senado e a Câmara, respectivamente Davi Alcolumbre (União Brasil-AP); e Hugo Motta (Republicanos-PB), também não confirmou presença.
Condenados e foragidos
O STF condenou, nos últimos dois anos, 371 pessoas das mais de duas mil investigadas por participarem dos ataques golpistas de 8 de janeiro. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (7) pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos relacionados ao caso.
Até agora, 225 condenados tiveram seus crimes classificados como graves. Ao todo, 898 réus foram responsabilizados, sendo que 527 pessoas participaram de ações mais leves e fizeram acordos com o Ministério Público Federal (MPF).
As penas para esses réus variam de três anos a 17 anos e seis meses de prisão. Naquela data, 2.172 presas foram presas em flagrante por participarem de alguma forma dos atentados aos prédios dos Três Poderes.
Segundo o levantamento, pelo menos 122 pessoas são consideradas foragidas. Em relação à metade desse quantitativo (61), foram adotadas medidas para o pedido de extradição junto a outros países.
Nesse caso, essas pessoas monitoradas por tornozeleira eletrônica romperam o equipamento e saíram do Brasil. Depois que forem extraditadas, elas deverão cumprir suas penas em regime fechado.
- Com informações da Agência Brasil
Siga o canal de O Norte Online e receba as principais notícias da Paraíba e do mundo direto no seu WhatsApp!