Vítima de intimidação por parte do vereador eleito do Conde-PB, Aleksandro Pessoa, a jornalista Joelma Alves, do Portal do Litoral, recebeu a solidariedade da Associação Paraibana de Imprensa (API), e da A Associação de Mídia Digital (Amidi), que emitiram notas em sua defesa.
Na versão da jornalista, o vereador teria entrado em contato com ela e, em tom ameaçador, exigiu que ela tirasse do ar uma notícia que o desagradava.
A API-PB disse que “repudia veementemente qualquer tentativa de cerceamento da liberdade de imprensa e intimidação a jornalistas. É inadmissível que, em pleno século XXI, profissionais da comunicação sejam alvo de ameaças por exercerem seu papel social de informar a população. A API-PB exige que as autoridades competentes investiguem o caso e tomem as medidas cabíveis para garantir a segurança da jornalista Joelma Alves e o direito à liberdade de imprensa”.
Já a Amidi destacou que “qualquer cidadão tem o direito de discordar de conteúdos jornalísticos e buscar reparação por meios legais, mas repudiou veementemente atitudes de censura e intimidação contra profissionais da imprensa. A associação também ofereceu assessoria jurídica à jornalista, cobrou uma retratação pública do vereador e reafirmou seu compromisso com a defesa da liberdade de expressão e do exercício do jornalismo”.