O governador João Azevêdo recebeu, na noite dessa quinta-feira (19), em João Pessoa, o Título Amigo da Defensoria Pública da Paraíba, um reconhecimento às ações do Governo do Estado para o fortalecimento da instituição, iniciativa que beneficia sobretudo a população mais carente, na busca por igualdade. Esta é a primeira edição da entrega do Título Amigos da Defensoria Pública, que foi concedido ainda a auxiliares da Gestão estadual e a chefes de outros Poderes.
Em seu discurso de agradecimento pela honraria, João Azevêdo destacou: “Quero dizer da minha enorme alegria por este momento. Tem coisas na vida que são conceitos, que você adota e segue esses conceitos, porque verdadeiramente acredita neles. Ser homenageado com o Título de Amigo já é uma coisa extraordinária, quando a gente valoriza exatamente o que significa um amigo. Ser Amigo da Defensoria é muito importante para mim por um fato muito simples: fazer gestão pública, eu digo isso a cada lugar que eu chego, é cuidar das pessoas, cuidar das pessoas na sua maior concepção – cuidar da saúde, da educação, gerar emprego… E poucos órgãos dentro do Estado representam essa concepção tão bem quanto a Defensoria Pública, que cuida daqueles que, muitas vezes, sequer têm vez e voz para reclamar”, afirmou.
Ainda segundo o governador, esse tem sido o principal motivo para que o Governo do Estado siga fortalecendo uma relação de respeito com a Defensoria Pública da Paraíba. “Estar aqui, neste momento, recebendo esse título, me leva a refletir sobre uma condição que estabeleci quando assumi o Governo em 2019: as relações institucionais, as relações através do respeito. E uma das maiores conquistas da nossa gestão será deixar como legado uma relação respeitosa com o Tribunal de Justiça, que teve sua estrutura ampliada, algo que foi esperado por mais de 20 anos”, exemplificou, ao lado da primeira-dama Ana Maria Lins.
A defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, autora da propositura, que teve unanimidade no Conselho da Defensoria, explicou que a entrega do título ao governador João Azevêdo é em agradecimento à forma com a qual tem sido tratada a instituição. “A Defensoria Pública era o ‘patinho feio’ dos Poderes. Deixou de ser e hoje é um ‘cisne’ graças ao governador João Azevêdo, porque ele instituiu o diálogo, abriu todas as portas, beneficiando principalmente a população que mais precisa da Defensoria Pública. E toda homenagem, embora importante, é muito pouco para quem faz por aqueles que mais precisam. E hoje temos a condição de fazer por quem nos procura devido a este momento da Defensoria Pública com o Governo do Estado – uma relação harmoniosa, que se fortalece cada vez mais”, agradeceu.
Entre os homenageados, auxiliares da gestão estadual, a exemplo do secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano; o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, e o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho. Chefes de outros Poderes, como o desembargador João Benedito da Silva, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB); Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB); e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena.
A solenidade de entrega da honraria, concretizada em uma obra de arte do artista Chico Ferreira, foi prestigiada por diversas autoridades, assim como por parentes e amigos dos homenageados.
Foto: José Marques
- Secom-PB