Pacientes, acompanhantes e colaboradores do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), da rede hospitalar do Governo do Estado, começaram a semana antecipando as comemorações dos festejos natalinos. É que nessa segunda-feira, dia 16, a unidade administrada pela PB Saúde recebeu a visita de Papai Noel, momento marcante para todos que se emocionam com a presença do “bom velhinho”.
A ação, organizada pela Comissão de Humanização do HSGER, foi iniciada pelo ambulatório de especialidades, com distribuição de brindes, cartões de Natal e marca-páginas temáticos sobre as festas de fim de ano.
A visita seguiu pela maternidade, onde, além dos votos especiais de um Feliz Natal, as mamães receberam sabonetes líquidos de presente do Papai Noel. Depois de passar pela Casa das Mães, o “Bom Velhinho” visitou as enfermarias do hospital e espalhou empatia por todos os corredores da unidade.
De acordo com a cirurgiã-dentista Andreia Medeiros, que é presidente da Comissão de Humanização do Edson Ramalho, a visita de Papai Noel inicia a programação de atividades do hospital com o objetivo de fortalecer, por meio dos simbolismos do Natal, a missão de cuidado humanizado com os pacientes.
“Toda a ação de humanização, ela é uma troca, ela permite que a gente ofereça uma mensagem de felicitação, um gesto de ofertar uma lembrança para aquele bebê que estava nascendo, para as mães, os acompanhantes. Isso simboliza muito o que acontece no Natal, tempo de nascimento, do desejo de saúde, bem-estar, fraternidade. E nada melhor do que trazer a figura do Papai Noel para tornar esse momento ainda mais especial”, pontuou.
Foi o que relatou a paciente Rachel Fernandes, que está prestes a dar à luz. Para ela, o momento foi considerado muito especial. “A gente fica na ansiedade para que tudo ocorra bem. Então uma visita como essa é um momento de alegria, descontração, que deixa a gente mais tranquila, em paz”, destacou.
Papai Noel – E de onde veio o Papai Noel que visitou o Edson Ramalho nesta segunda-feira? Não, não foi do Polo Norte. Ele é de João Pessoa e se chama Zemilton Feitosa, o Papai Noel Zé, repórter fotográfico aposentado, com barba branca natural, muita simpatia e carisma de sobra.
Vestido completamente a caráter, ele transita pelos hospitais, Apaes e casas de caridade de todo o Brasil, contagiando as pessoas com alegria e espírito natalino.
“Tudo começou em 1995. Eu sempre vestia uma jaqueta vermelha e as pessoas, pelas feições do meu rosto, me chamavam de Papai Noel. Como eu sempre trabalhei com ações sociais voluntárias e filantropia, então resolvi assumir o personagem nessa época do ano e não parei mais. São 29 anos distribuindo amor e recebendo muito carinho de todos”, contou o Papai Noel Zé.