Fundada em 1998, pelos professores Vicente de Paula Nóbrega e Amauri Soares de Albuquerque, a entidade foi considerada de Utilidade Pública pela Câmara de Vereadores da Capital em 2006, justamente pela excelência de seu trabalho junto ao público alvo.
Durante esses anos, a Emtoque formou pelo menos uns 2 mil alunos, que após o curso iam concluir sua iniciação musical no Departamento de Música da UFPB. Por isso, hoje muitos desses egressos estão exercendo sua arte em bandas da região ou fazendo graduação na Universidade.
A programação do evento neste dia 20/12 envolve apresentações de grupos musicais da Escola (Coral Toque de Vida e Banda Furiosa), alem de solos de alunos de teclado, acordeon, violão, guitarra e bateria.
Na ocasião, também haverá a entrega do Troféu “Amigo da Música”, uma homenagem anual a pessoas que se destacam no estímulo e incentivo à atividade musical.
E nesse objetivo social de educar pela música, a Emtoque busca parcerias para a sua manutenção, como um projeto de cooperação mútua que pretende firmar com a Prefeitura Municipal de João Pessoa.
Através da Secretaria de Educação (Sedec) municipal, a Escola quer desenvolver ações educativas gratuitas para crianças e jovens de baixa renda, alem de pessoas da terceira idade. Atividades essas voltadas para o aprendizado da música instrumental e vocal.