Por Marcelo Chaves (colunista JBr)
Foto: JP Rodrigues
A ministra Maria Elizabeth Rocha foi eleita pelos ministros do Superior Tribunal Militar (STM), na última quinta-feira (5), como a primeira mulher a presidir a Corte no biênio 2025-2027. Maria Elizabeth já ocupou a função por uma vez temporariamente entre os anos de 2013 e 2015. A ministra assumirá o cargo atualmente ocupado pelo ministro Francisco Joseli Parente Camelo, brigadeiro da Aeronáutica. A notícia ganhou repercussão nos veículos de comunicação de todo o Brasil.
Parente Camelo foi escolhido como novo vice-presidente do STM. As posses dos ministros eleitos estão agendadas para ocorrer em março do próximo ano. Muito respeitada no STM e tida como uma das mulheres mais preparadas de Brasília, a ministra é casada com o general do Exército Romeu Bastos. Ela é graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e doutora em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Maria Elizabeth Rocha também atuou como procuradora federal. Em conversa com a coluna, ela destacou que as mulheres e as minorias serão uma de suas prioridades. “Minhas prioridades serão a defesa das mulheres e das minorias. Também a aprovação da Emenda Constitucional para o STM ingressar no CNJ e a defesa do Estado Democrático de Direito”, disse ao JBr a ministra, que está se recuperando de um luto. Ela perdeu a mãe, dona Maria Magdala, há poucas semanas.