Onorteonline.com

Caiu o regime de Bashar al-Assad na Síria

O destino de Assad é desconhecido. Até o momento, o governo sírio não se manifestou

Rebeldes anunciaram a deposição do governo de Bashar al-Assad na Síria após avançar à capital do país, Damasco. O anúncio foi feito neste domingo (8) por meio de um canal de TV.

No comando do país desde 2000, o ex-presidente não resistiu à pressão da última ofensiva de grupos opositores liderados pelo Hayat Tahrir Al-Sham (HTS), que desde 27 de novembro tomaram importantes regiões do território sírio.

O destino de Assad é desconhecido. Até o momento, o governo sírio não se manifestou sobre o presidente ter deixado o país. Ontem a presidência negou que Assad teria abandonado Damasco. Autoridades iranianas —que apoiam o presidente sírio— também reforçaram que o aliado e os familiares não fugiram da capital ou do país. Assad “está dando continuidade ao seu trabalho e deveres nacionais e constitucionais na capital”, acrescentou a presidência no sábado.

Atualizado às 12h20 – No momento em que tiroteios foram relatados em Damasco, capital da Síria, rebeldes do grupo Hayat Tahrir al-Sham (HTS), que faz oposição ao governo do ditador Bashar al-Assad, afirmaram estar no controle da cidade. Enquanto isso, segundo o site de rastreamento de voo Flight Radar, o sinal do avião que transportava o agora ex-líder do país desapareceu após o transponder da aeronave ter sido desligado.

Em postagem na rede social X, antigo Twitter, o analista de assuntos curdos Mutlu Civiroglu compartilhou um vídeo em que mostra um homem removendo uma foto de Assad da fachada do Hospital Dar Al Shifa.

Há relatos de comemoração na praça Umayyad, em Damasco, onde estão localizados o Ministério da Defesa e das Forças Armadas Sírias. Autoridades do ex-governo teriam se retiradas desses locais.

Compartilhe: