- Redação ON
O 39º desfile do Bloco Muriçocas do Miramar, realizado nesta quarta-feira (26), foi marcado por uma celebração grandiosa e apoteótica da cultura popular paraibana. O evento reuniu milhares de foliões na Avenida Epitácio Pessoa, consolidando-se como um dos maiores e mais tradicionais blocos pré-carnavalescos do Brasil.
Nesta edição, o bloco prestou uma emocionante homenagem à renomada atriz paraibana Zezita Matos (foto em destaque), que expressou a sua mais profunda gratidão: “Receber um convite especial é sempre uma honra… essa homenagem assume um valor ainda maior para mim. Torna-se um fato histórico na minha caminhada como educadora e atriz.” Devido a uma cirurgia recente no joelho, a atriz participou do desfile em uma cadeira de rodas, demonstrando sua dedicação e amor pela cultura local.
A diretoria do bloco das Muriçocas destacou a importância de manter viva a essência da cultura popular no desfile. E enfatizou a necessidade de respeito aos grupos tradicionais, mencionando que os camarotes foram orientados a reduzir o volume do som durante as apresentações culturais, permitindo que manifestações como maracatus e bois pudessem se apresentar sem interferências. Destaque também para a presença do Boi da Macuco, de Olinda, que desfilou com mais de 50 músicos, enriquecendo ainda mais o evento.
A programação do desfile incluiu uma variedade de atrações culturais. O cortejo teve início às 20h40 com o grupo Urso Amigo Batucada, seguido por apresentações de diversos grupos de maracatu e orquestras de frevo. Além disso, seis trios elétricos animaram o público, com destaque para artistas como Mestre Fuba, Capilé, o Trio Maravilha — formado por Thaíse Porto, Ana Regina Limeira, Sandra Belê e Val Donato —, Juzé e seu Bando, Raifi Sousa e o cantor Nattan, que encerrou a noite com uma performance contagiante.
Desmonte do “circo”

E a quinta-feira foi dia de desmontar o circo montado para o desfile das Muriçocas. A Avenida Epitácio Pessoa, no trecho entre Miramar e a orla, amanheceu ainda tomada por estruturas de camarotes improvisados, anúncios publicitários, banheiros químicos e demais resquícios da grande festa da quarta-feira.
Desde as primeiras horas da manhã, equipes da Prefeitura trabalharam intensamente para desmontar toda a estrutura e limpar a via, garantindo que a cidade volte à normalidade. Caminhões e operários se revezavam na retirada de equipamentos, enquanto garis faziam a varrição do asfalto. A expectativa é de que, até o fim do dia, a avenida esteja completamente liberada para o tráfego.