Do Jornal de Brasília
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) clamou aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira, 28, por “uma anistia” aos presos pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, em meio ao seu indiciamento no relatório da Polícia Federal (PF) sobre a tentativa de golpe de Estado.
“Para pacificarmos o Brasil, alguém tem que ceder. Quem tem que ceder? O senhor Alexandre de Moraes”, afirmou em entrevista à Revista Oeste.
Bolsonaro seguiu com o pedido:
“Eu apelo aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), eu apelo. Por favor, repensem, vamos partir para uma anistia, vai ser pacificado“.
O ex-presidente comparou a solicitação feita por ele à Lei de Anistia sancionada pelo presidente João Batista Figueiredo no período militar.
“A anistia, em 1979, eu não era deputado. Foi anistiada gente que matou, que soltou bomba, que sequestrou, que roubou, que sequestrou avião, e ‘vamos pacificar, zera o jogo daqui para frente“.
Até uma fala do presidente Lula (PT), para Bolsonaro, ‘resolveria‘ o pedido dele:
“Se tivesse uma palavra do Lula ou do Alexandre de Moraes, no tocante à anisita, estava tudo resolvido. Não querem pacificar? Pacifica.“, disse Bolsonaro.